Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: vitória de Vitor Hugo na GP300 Motul 300V Cup no GP Pirelli
Reportagem: Grelak Comunicação
Cauã Rocha conquista o campeonato após terceiro lugar e desclassificação de concorrente direto. Disputa da 300 Master segue aberta.

A prova da Motul 300V Cup, válida pelo GP Pirelli neste domingo (26), em Minas Gerais, pela sétima etapa do MOTO1000GP, foi cheia de reviravoltas. Vladimir Corrêa, que chegou com 49 pontos de vantagem sobre Junio Bereta na luta pelo título da 300 Master, precisava apenas marcar alguns pontos para garantir o campeonato. Para Cauã Rocha, a missão era mais difícil: ele precisava somar 11 pontos a mais que Corrêa, que também estava na disputa pelo título principal. E foi o que aconteceu.

O terceiro lugar conquistado neste domingo garantiu o título da GP300 Motul 300V Cup a Cauã Rocha. A pontuação, somada à desclassificação de Vladimir Corrêa, foi suficiente para que o piloto da 040 Race Team assegurasse o título da temporada do MOTO1000GP com uma etapa de antecedência.

"Essa temporada foi muito difícil pra gente, com alguns problemas que tivemos que superar. Eu só tenho a agradecer muito a Deus, à minha equipe, que trabalhou sempre muito bem, e à família por acreditar em mim. Foi muito bom", disse Cauã Rocha, emocionado.

Vitor Hugo, vencedor da etapa, comemorou o resultado. "Foi uma corrida muito boa, com muita troca de posição e disputa intensa. Curvelo é sempre uma pista muito dura", destacou. Já Mateo Mayorga, da BG Race Team, que estreou nesta etapa com o segundo lugar, também celebrou o desempenho. "Foi uma prova muito dura, estou feliz com o segundo lugar e por estrear dessa forma. É um campeonato com pilotos muito bons", afirmou.

A desclassificação de Vladimir Corrêa ocorreu após o piloto não cumprir o Ride Thru aplicado por queima de largada. A mesma punição foi dada a Heitor Ourinho, da Cajuru Racing, que após cumprir a penalidade finalizou em quarto lugar.

Na categoria 300 Master, o vencedor foi Junio Bereta, da BG Race Team, com Elton Azevedo, da 040 Race Team, em segundo, e Douglas Russo, da Sport Plus Racing, em terceiro. A desclassificação de Vladimir Corrêa, que precisava de apenas um ponto para confirmar o título da 300 Master, manteve a disputa aberta. Com a vitória, Junio Bereta levou a decisão para o GP Motul, em Cascavel (PR).

Na pista

Antes da largada, a reportagem do MOTO1000GP conversou com os pilotos alinhados no grid. "Estou muito feliz por largar em primeiro. Foi um trabalho de toda a equipe para deixar a moto muito bem na pista", destacou o argentino Mateo Mayorga, que fazia sua estreia na etapa.

Cauã Rocha, líder da tabela, falou sobre a prova em Minas. "Vou fazer uma corrida consciente. Estamos na briga pelo campeonato, então vamos somar pontos para tentar garantir o título aqui nesta pista." Vitor Hugo, terceiro no grid, estava confiante. "Vamos dar o nosso melhor, buscar abrir vantagem e impor um bom ritmo", disse. Heitor Ourinho, quarto colocado no grid, ressaltou a importância da tranquilidade. "Temos que ir com calma. Muitas coisas estão em jogo, como o próprio campeonato. Fiquei feliz com meus tempos, mas ainda podemos evoluir", afirmou.

Os experientes pilotos da 300 Master também estavam focados para a etapa. "É um 'olho no gato e outro no peixe'. Precisamos somar pontos para tentar o campeonato", comentou Vladimir Corrêa, que buscava o título da Master e ainda precisava pontuar para seguir na disputa da categoria geral. Junio Bereta, segundo na tabela da Master, falou sobre sua estratégia. "Vamos pra cima, focar em se manter no primeiro pelotão e buscar esse título", finalizou.

A largada foi dada para 11 voltas programadas, com Mateo Mayorga na ponta, seguido por Cauã Rocha em segundo e Vitor Hugo em terceiro. Assim que a luz vermelha se apagou, Mayorga manteve a liderança, pressionado por um pelotão compacto. Ainda antes do fim da primeira volta, Vitor Hugo assumiu a ponta, com Heitor Ourinho, que havia largado de quarto, em segundo, e Mayorga em terceiro.

O primeiro pelotão, formado pelos cinco primeiros colocados, andava praticamente lado a lado, com menos de um segundo separando o líder do quinto colocado. Penalizado por queima de largada, Heitor Ourinho precisou cumprir uma passagem pelos boxes, se afastando do grupo da frente. Também punido por queima de largada, Vladimir Corrêa não realizou o procedimento, o que resultou em sua desclassificação.

Na reta final, faltando três voltas para o fim, Vitor Hugo e Mayorga alternavam posições na liderança volta a volta. Cauã Rocha, com uma pilotagem conservadora e de olho no campeonato, vinha em terceiro. Mesmo após cumprir a penalidade, Heitor Ourinho aparecia em quarto.

Como de costume, a última volta da GP300 Motul 300V Cup foi um espetáculo à parte, com chegada apertada. Vitor Hugo, com um traçado arrojado no trecho final, conseguiu impor seu ritmo e garantiu a vitória, seguido pelo argentino Mateo Mayorga, em segundo, e Cauã Rocha, em terceiro.

MOTO1000GP - GP Pirelli - 7ª Etapa - Curvelo (MG)
Motul 300V Cup - 300 Master
(Resultado da corrida deste domingo após 11 voltas)

1º) Vitor Hugo (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Fascineli Racing, 11 voltas em 40min10s315
2º) Mateo Mayorga (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Bg Race Team, a 0s557
3º) Caua Rocha (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), 040 Race Team, a 2s809
4º) Heitor Ourinho (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Cajuru Racing, a 36s519
5º) Miguel Garcia (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Bg Race Team, a 42s466
6º) Junio Bereta (Yamaha/300 MASTER), Bg Race Team, a 1min46s041
7º) Kadu Silva (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), 040 Race Team, a 1min53s120
8º) Dudu Camilo (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Cajuru Racing, a 1min53s347
9º) Jorlan Larceda (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Luvizotto Racing Team Bcr, a 1min53s835
10º) Helena Oregana (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Bg Race Team, a 2min5s908
11º) Elton Azevedo (Yamaha/300 MASTER), 040 Race Team, a 2min9s736
12º) Douglas Russo (Yamaha/300 MASTER), Sport Plus Racing, a 2min10s160
Não completaram
Vladimir Correa (Yamaha/300 MASTER), 8 voltas
Hugo Barbosa (Yamaha/GP300 MOTUL 300V Cup), Não Tem, 6 voltas
Melhor volta: Heitor Ourinho, com 2min10s734, média de 121,713 km/h

A Motul 300V Cup é a categoria de 300cc subsidiada pela multinacional francesa Motul, especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia. O GP Motul, Super Final do MOTO1000GP, será nos dias 29 e 30 de novembro em Cascavel (PR).O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Notícias

Página inicial