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Motovelocidade: GP Portugal / Pirelli foca pneus traseiros macios Moto2 Portimão
Reportagem: Néctar Comunicação
Além do SC0 padrão, haverá também o macio de desenvolvimento na especificação E0125, alocado pela décima vez este ano após sua estreia em Silverstone.

• Para o GP de Portugal de 2025, os pilotos da Moto2™ terão dois pneus traseiros à sua disposição, ambos com composto macio: o SC0 padrão e a especificação de desenvolvimento E0125, que utiliza o mesmo composto da solução padrão, mas aplicado a uma estrutura mais avançada. Esta última opção já foi levada a nove GPs este ano e, em sete ocasiões, esteve presente na alocação com o SC0 padrão, sempre vencendo a comparação direta entre os dois.

• Para a Moto3™, a alocação padrão desta temporada está confirmada, a mesma já utilizada em 2024 e composta por SC1 macio e SC2 médio como opções para dianteira e traseira, na quantidade de 8 unidades por piloto para cada composto. Na última edição do GP, as preferências dos pilotos para a corrida dividiram-se mais ou menos igualmente entre o SC1 macio e o SC2 médio na traseira, enquanto na dianteira o SC2 médio foi claramente o preferido.

• O Autódromo Internacional do Algarve recebe o GP de Portugal pela sexta vez após a sua estreia no calendário da MotoGP em 2020. Com exceção do primeiro ano, em todas as outras edições o GP foi realizado na primeira parte do ano. O circuito é conhecido por suas ondulações, curvas rápidas e curvas cegas, com um declive de até 12% em descida e 6% em subida. A combinação de curvas longas e rápidas, como a última curva à direita, gera cargas laterais e longitudinais elevadas nos pneus, e a frenagem repentina em descida afeta particularmente os pneus dianteiros.

Outra comparação entre os pneus traseiros macios tendo em vista a gama de 2026

“Estamos agora na fase final do Campeonato Mundial e é importante para a Pirelli fazer um balanço do trabalho de desenvolvimento realizado durante a temporada, especialmente com os pilotos da categoria Moto2, e então determinar se algumas das soluções desenvolvidas este ano poderão entrar na gama em 2026 para substituir as atualmente presentes. Isso é algo que repetimos todos os anos e nos permite ter uma gama atualizada, para o benefício não apenas dos pilotos que competem nos Campeonatos Mundiais, mas também daqueles que participam das várias competições nacionais ou de simples amadores que compram nossos pneus para andar na pista durante track days. Entre essas soluções está o pneu macio na especificação E0125, que compararemos com o SC0 padrão pela sétima vez este ano, depois de ter visto ambos nos GPs de Silverstone, Aragão, Assen, Balaton, Barcelona e Lombok e também em algumas etapas do WorldSBK, incluindo a realizada em Portimão no início da temporada. Até agora, em todos esses eventos, o E0125 venceu a comparação com o macio padrão e sempre foi escolhido por praticamente todos os pilotos para a corrida, portanto esperamos que seja a opção mais popular também nesta ocasião. Nesse momento, após testá-lo em circuitos com características diferentes, em condições climáticas diferentes e com pilotos e motos de diferentes campeonatos, teremos informações suficientes para decidir se ele será promovido a novo macio padrão. Em 2024, o GP de Portugal foi realizado em março, e todos os pilotos utilizaram o SC0 padrão na corrida. Este ano, corremos no início de novembro, mas as temperaturas médias desses dois meses são semelhantes, mesmo que em novembro a chance de chuva seja maior.”

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