Motor On Line
Notícias-

Kart: Capela tem o melhor resultado de seu país no IAME Warrior Finals
Reportagem: Kako Marques
KMCom
Piloto da cidade de Beja, no Alentejo, foi Top 15 na X30 Mini e protagonizou provas espetaculares, como a escalada de 16 posições na Super Heat.

Vicente Capela (Patrocinador: Interkrarn / Equipa: Axion Racing / Preparador: Alexis Araújo / Coach: Pedro Ivars / Motorista: Alexis Araújo / Mecânico: Adrian Vaz) escreveu uma página importante para o kartismo português no IAME Warrior Finals. O piloto de Beja e torcedor do Corinthians conquistou o melhor resultado para seu país na prestigiada competição internacional, que reuniu pilotos de todo o mundo no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Chiva, Valência, neste fim de semana.

Capela se destacou entre dezenas de competidores na pista espanhola, terminando em 15º lugar na X30 Mini, categoria que teve 90 pilotos inscritos e apenas 36 avançaram para a grande Final. O resultado ganha ainda mais relevância quando se analisa o panorama geral: considerando todas as categorias da competição – S125, X30 Mini, X30 Júnior, X30 Master e X30 Senior – Vicente obteve a melhor colocação portuguesa em todas elas, um feito inédito importante da participação de Portugal no evento.

O momento mais emocionante do fim de semana aconteceu na Super Final. Largando da vigésima posição, na décima fila, Capela protagonizou uma prova espetacular que arrancou aplausos no paddock. Com ultrapassagens precisas e uma pilotagem inspirada, o piloto português cruzou a linha de chegada na quarta colocação, fazendo 16 ultrapassagens e confirmando o seu ritmo competitivo entre a elite mundial do kartismo.

"Foi uma competição muito difícil, mas dei o meu melhor dentro da pista", afirmou Vicente Capela.

Na Grande Final, disputada no sábado (1), Capela enfrentou o desafio adicional de largar da vigésima quarta posição. Com determinação, o piloto português chegou a ganhar treze colocações durante a corrida, alcançando o décimo primeiro lugar, antes de cruzar a linha de chegada em décimo quinto. O resultado, longe de decepcionar, reforçou a consistência do corintiano ao longo de todo o fim de semana.

A estratégia de pneus acabou sendo um fator determinante na performance final. "Na primeira volta já sabia que ia sofrer com os pneus. Tive que usar os pneus novos para a Super Heat ou corria o risco de largar muito atrás na Final. A maior parte dos pilotos estava com pneus novos na Final. Mas estou contente, é um Top 15 honroso e já sei que é o melhor resultado para Portugal na competição. Dei o meu melhor", explicou Vicente, mostrando compreensão tática.

O Top 15 de Capela no IAME Warrior Finals representa um importante resultado para o automobilismo de Portugal. O piloto superou concorrentes de vários países, provando o talento lusitano para competir nos mais altos níveis da modalidade.

A temporada de Vicente Capela, no entanto, ainda não chegou ao fim. O piloto já tem compromisso marcado para representar novamente as cores portuguesas, desta vez no prestigiado Rotax Grand Finals, que acontecerá entre 29 de novembro e 6 de dezembro de 2025, no Circuito Internacional de Kart do Bahrein.

No deserto do Oriente Médio, Capela enfrentará os melhores pilotos Rotax de todo o mundo, levando consigo a confiança e a experiência adquirida em toda a temporada, quando conquistou o Bicampeonato Portugal Rotax, na categoria Mini Max. A performance no IAME Warrior Finals servirá como combustível para Vicente, que promete lutar por mais um resultado expressivo no cenário internacional do kartismo.

Ligação com o Brasil

Vicente Capela é bisneto de brasileiro. O "vô Sebastião" era carioca do Rio de Janeiro, serviu como mergulhador na marinha portuguesa durante o século passado. O elo entre Brasil e Portugal através destas gerações e no futebol, já que Capela foi visto no paddock vestindo uma camisa do Corinthians. Vicente deseja, no futuro, disputar competições no país natal de seu bisavô.

Notícias

Página inicial