Motor On Line
Notícias-

Manu Clauset correndo em dupla com o doutor Samuel Damin na Copa HB20
Reportagem: João Alberto Otazú
Foto: Miguel Costa Jr
Master Mídia
Garota de 16 anos de idade foi a única mulher na última etapa do maior campeonato monomarca do Brasil.

Estreando na Copa HB20 justamente na última etapa do maior campeonato monomarca do Brasil, a campineira Manu Clauset (VW Germânica / Liqui Moly / Freios Frum / Giovanna Baby / Raceville / TSO / RCP / Empower / V3) somou mais experiência em seu ano de entrada no automobilismo, onde começou pela Fórmula Delta e depois seguiu para a Race Cup. E esta oportunidade para correr no sábado (06/12) em Interlagos pela classe Super veio do piloto e neurocirurgião Samuel Damin, que tinha outros compromissos no mesmo dia.

"Eu não teria convidado a Manu pra andar comigo aqui na HB20 se não acreditasse que ela anda forte. Ela é uma promessa, terá um belo futuro no automobilismo. Fazendo um trabalho sério e forte, ela tem tudo pra se destacar não só entre as mulheres, mas entre os pilotos em geral. Eu acho que ela será uma daquelas meninas que vai brigar com os marmanjos. Eu aposto nisto, ela é diferenciada", elogiou o Dr. Damin. "Ele sempre foi fofo comigo, ele é incrível, muito legal. Conheci ele a uns 5 meses nas corridas de Fórmula Delta e Race Cup, e agora estamos muito próximos. De coração, considero ele demais, como um irmão mais velho, do jeito que ele me acolheu e me ajuda", agradece a única mulher na final da Copa HB20.

Do ponto de vista de desempenho, a dupla não teve muito o que comemorar. No primeiro treino da Manu o carro apresentou problemas e ela deu poucas voltas. No último livre ela conseguiu apresentar o seu cartão de visitas e competência, estabelecendo a sétima marca da classe Super, o que elevou a sua expectativa para brigar pelas primeiras posições de largada. No entanto, com a alteração do grip da pista e as reações do HB20 #6, ela não conseguiu extrair tudo o que desejava na tomada de tempos. "O carro ficou muito diferente com a troca de pneus e a borracha dos trucks na pista, saia muito de traseira", contou Samuel, justificando a 11ª posição para a largada. Na corrida, a garota de 16 anos de idade acabou recebendo a bandeirada na mesma posição, depois de ter brigado pelas primeiras colocações.

"Faltando umas três voltas para o encerramento da corrida, eu passei reto em uma freada, e percebi que tinha algo errado. Quando terminou a corrida, vimos que o pneu dianteiro esquerdo tinha furado e estava murchando aos poucos. Por isto eu fui perdendo muito tempo", explicou. "Se não fosse o pneu furado acho que dava pra subir mais um pouco. De qualquer maneira, fiquei feliz em ter participado pela primeira vez em um campeonato de âmbito nacional. Ganhei mais experiência, que me ajudará ainda mais nas próximas corridas que eu fizer", completou a única mulher no grid de 39 carros. "E hoje (domingo), eu tive o mesmo problema de pneu furado", sorriu Samuel Damin, brincando com a afinidade da dupla.

"O final de semana foi bastante produtivo, deu pra Manu ganhar bastante experiência. Ela é muito atenta e focada. Acho que ela pegou bem rápido a pilotagem do carro. Do ponto de vista de experiência foi muito legal, ela é uma pessoa super bacana pra andarmos juntos. Ela anda forte", concluiu o titular o carro #6, que este ano arrebatou um título paulista e um vice-paranaense no automobilismo, e por isto em 2026 irá subir para a categoria Elite da Copa HB20.

Resultado da classe Super da 1ª corrida da 9ª etapa Copa HB20:

1) Silas Passos, 25min45s570;
2) Rafael Silva;
3) Lucas Holderle;
4) Rafael Abolis;
5 Leandro Parizotto;
6) Marco Tomelin;
7) Silvio Gatão;
8) Daniel Demayo;
9) Edu Neves;
10) Daniel Coquieri;
11) Manu Clauset;
12) Luciano Yoshikawa;
13) Francesco Cucinotta;
14) Rodrigo Cartolano;
15) J. Comunello;
16) Renato Lima.

Resultado da classe Super da 2ª corrida da 9ª etapa Copa HB20:

1) Rafael Abolis, 33min23s446;
2) Rafael Silva;
3) Silas Passos;
4) Renato Lima;
5) Daniel Coquieri;
6) Lucas Holderle;
7) Arnaldo Glavam;
8) Daniel Demayo;
9) Marco Tomelin;
10) Silvio Gatão;
11) Luciano Yoshikawa;
12) Rodrigo Cartolano;
13) Edu Neves;
14) Francesco Cucinotta;
15) Samuel Damin.

Manú Clauset tem o apoio de VW Germânica, Liqui Moly, Freios Frum, Giovanna Baby, Raceville Speed Club, TSO Brasil, RCP Racing Driver Equipment, Empower Seguros e V3 Componentes Automotivos.

Notícias

Página inicial