Motor On Line
Notícias-

Toyota Gazoo Racing muda para Gazoo Racing para evoluir a fabricação carros
Reportagem: Toyota do Brasil Comunicação
O objetivo é fortalecer a fabricação de carros cada vez melhores, originados no automobilismo, e o cultivo de talentos.

A jornada da GAZOO Racing - Um desafio nascido da humilhação

A TOYOTA GAZOO Racing tem promovido a fabricação de carros cada vez melhores e o cultivo de talentos ao aceitar o desafio de competir em várias categorias do automobilismo, tanto no Japão quanto no exterior.

As origens da GAZOO Racing remontam a 2007, quando Akio Toyoda (então vice-presidente executivo) competiu na corrida de resistência de 24 Horas de Nürburgring ao lado de seu mentor de pilotagem e Master Driver da Toyota Motor Corporation (TMC), Hiromu Naruse, e outros colegas.

Na época, como a participação na corrida não era reconhecida pela TMC como uma atividade oficial da empresa, a equipe não tinha permissão para usar o nome "TOYOTA". Assim, inscreveu-se sob o nome "Team GAZOO". Além disso, como a intenção de Toyoda de pilotar na corrida não obteve muita compreensão interna, sua única escolha foi competir sob o pseudônimo de "Morizo". Embora a equipe tenha conseguido terminar a prova, a conquista veio acompanhada de um imediato sentimento de humilhação. Isso ocorreu porque, enquanto muitos outros competidores — principalmente europeus — estavam testando carros em fase de desenvolvimento na pista, a Toyota não possuía tal veículo, muito menos carros esportivos em sua linha de vendas, e estava prestes a perder sua capacidade de transmitir suas habilidades e conhecimentos de fabricação. Ao ser ultrapassado na pista por veículos de desenvolvimento de outros fabricantes, Toyoda sentiu como se pudesse ouvir os rivais dizendo: "De jeito nenhum vocês da Toyota conseguiriam construir um carro como este!", acendendo um sentimento de humilhação que ele recorda vividamente até os dias de hoje.

O "Shikinen Sengu" da fabricação de carros sustentado pela convicção

O desenvolvimento de carros esportivos exige uma abordagem de manufatura que não apenas melhore as características e o desempenho fundamental do veículo, mas que também se empenhe em torná-lo à prova de falhas, mesmo em ambientes severos. Todos esses esforços também contribuem para o desenvolvimento de carros de produção em massa. Ao mesmo tempo, a linha de frente do automobilismo oferece inúmeras oportunidades para aprimorar as habilidades de fabricação e cultivar talentos.

No Santuário de Ise, na província de Mie, no Japão, tradições e habilidades são transmitidas por meio de um ritual conhecido como "Shikinen Sengu", que consiste na reconstrução de todas as estruturas do santuário a cada 20 anos. Da mesma forma, a fabricação de carros esportivos possui tradições e habilidades que não podem ser recuperadas uma vez perdidas. Armado com um senso de crise de que a TMC se tornaria uma empresa incapaz de construir carros esportivos, Toyoda iniciou o desenvolvimento do Lexus LFA, escolhendo o circuito de Nürburgring como o principal local de desenvolvimento do carro.

Lançado em 2010, o LFA foi o primeiro carro esportivo autêntico da TMC desenvolvido internamente em aproximadamente 20 anos. Foi o resultado de um projeto que enfrentou enormes dificuldades, incluindo a falta de apoio integral dentro da empresa para uma fabricação considerada por alguns como não lucrativa — evidenciada pelo fato de que o desenvolvimento só foi permitido sob a condição de que apenas 500 unidades fossem vendidas.

Pouco antes do lançamento do LFA, o impensável aconteceu: Naruse faleceu em um acidente perto de Nürburgring. A fatalidade ocorreu logo após a conclusão do desenvolvimento do LFA e depois que Naruse, como master driver, deu sua aprovação dizendo: "Vamos seguir com este". Para Toyoda, ver-se subitamente sem seu mentor de pilotagem e o master driver da TMC trouxe uma imensa sensação de perda.

No entanto, Toyoda, mantendo-se firme em sua convicção de que carros e talentos são aprimorados na linha de frente do automobilismo, continuou a buscar o desenvolvimento de carros esportivos. Vieram então o renascimento do 86, em 2012, e do GR Supra, em 2019. Contudo, o desenvolvimento desses modelos contou com a parceria da Subaru e da BMW, respectivamente, o que significa que a TMC ainda não havia alcançado a criação completa de um carro esportivo de forma 100% independente.

O lançamento da TOYOTA GAZOO Racing

Em abril de 2015, a TMC decidiu consolidar suas atividades internas de automobilismo — incluindo aquelas sob as bandeiras "TOYOTA Racing", "LEXUS Racing" e "GAZOO Racing" — sob o nome unificado "GAZOO", adotando então o logotipo "TOYOTA GAZOO Racing". Foi um desdobramento que marcou o momento em que as atividades que não podiam usar o nome "TOYOTA" lá em 2007 puderam, finalmente, carregar o nome da empresa. No entanto, mesmo que essas atividades tivessem passado oficialmente para o guarda-chuva de uma grande corporação, o sentimento original de humilhação que impulsionou Toyoda e Naruse começou a desaparecer.

A busca incessante pela fabricação de carros cada vez melhores

Toyoda, então como presidente, decidiu que a TMC retornaria ao Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC) para evoluir ainda mais suas atividades de fabricação de carros cada vez melhores. O retorno ao WRC, no qual os veículos de competição são baseados em modelos de produção, marcou um grande ponto de virada nas atividades de automobilismo da TMC.

Até então, a TMC desenvolvia seus veículos de competição baseando-se em carros de produção já finalizados. No entanto, após o retorno ao WRC, a empresa iniciou uma nova abordagem de fabricação que inverteu a ordem convencional: primeiro, criando um carro capaz de vencer no WRC e, depois, transformando esse carro em um veículo de produção. Isso levou ao lançamento, em 2020, do GR Yaris — um carro esportivo desenvolvido internamente pela Toyota sob a filosofia de fabricar carros cada vez melhores originados no automobilismo.

O GR Yaris, revelado no Tokyo Auto Salon em janeiro daquele ano e que registrou sua primeira vitória em uma corrida de 24 horas da Super Taikyu Series em setembro, começou a ser visto em ação em eventos de automobilismo ao redor do mundo, levando eventualmente ao desenvolvimento e lançamento do GR Corolla. Foi exatamente essa conquista que reviveu a produção interna da TMC de carros esportivos capazes de vencer nas pistas.

Em 2025, a Toyota retornou à corrida de 24 Horas de Nürburgring pela primeira vez em seis anos, escalando um GR Yaris. Enquanto estava ao volante, Toyoda, que é o atual master driver da TMC, diz que conversou com Naruse. Apenas os dois master drivers da TMC sabem sobre o que falaram.

Para Toyoda, o próximo desafio era realizar um verdadeiro "Shikinen Sengu" na forma da TMC criar o que há de mais moderno em carros esportivos. Como tal, o GR GT, o GR GT3 e o LFA Concept estrearam em 2025.

A jornada da TGR na fabricação de carros cada vez melhores originados no automobilismo e no cultivo de talentos não tem fim. Logo completará 20 anos desde que a Team GAZOO surgiu, em 2007.

"De jeito nenhum vocês da Toyota conseguiriam construir um carro como este!" A humilhação sentida por Hiromu Naruse e Akio Toyoda foi o ponto de partida de tudo.

A TGR gostaria de expressar sua sincera gratidão a todos no mundo do automobilismo, aos seus parceiros e aos seus fãs por seu compromisso inabalável.

Junto com todos os stakeholders, a TGR — sob o nome "GAZOO Racing" — pretende continuar fabricando carros cada vez melhores nascidos nas pistas e cultivando os talentos de pilotos, engenheiros e mecânicos.

A TGR conta com o apoio contínuo de todos.

Toyota Racing

Atividades de automobilismo especializadas em propulsão e tecnologia

Além disso, o centro de pesquisa e desenvolvimento da TMC em Colônia, na Alemanha (TOYOTA GAZOO Racing Europe), sob o novo nome "TOYOTA RACING", passará a se especializar em atividades de automobilismo por meio de suas tecnologias de desenvolvimento avançado, promovendo o desenvolvimento tecnológico de longo prazo em motores e outras áreas. As tecnologias desenvolvidas continuarão a ser introduzidas em diversos cenários do automobilismo, incluindo as principais corridas de pista do mundo, bem como ralis, na busca por melhorias contínuas.

TGRR

A TGRR (TOYOTA GAZOO ROOKIE Racing) continuará com suas atividades atuais. Como uma entidade que carrega em seu nome o "T" de TOYOTA Racing e o "G" de GAZOO Racing, ela pretende servir como uma ponte entre as duas, aprimorando no automobilismo — como uma equipe de corrida — os produtos e tecnologias que cada uma desenvolve, ao mesmo tempo em que funciona como um campo de treinamento prático (dojo) para o cultivo de talentos.

A transição do logotipo está planejada para ser concluída em etapas até janeiro de 2027.

Notícias

Página inicial