Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Campeonato Mundial FIM Grand Prix MotoGP
Reportagem: R. Barbosa / M. Agostinho / T. Rodrigues
Honda Brasil
Acordo de Patrocínio Firmado com a LCR Honda; Participação Completa na Temporada MotoGP como Pro Honda LCR.

A Honda firmou um acordo de patrocínio com a Honda LCR, que compete na categoria MotoGP do Campeonato Mundial FIM* Grand Prix.

Para a temporada 2026, a Honda LCR terá uma formação com duas motos no MotoGP. Ao lado de Johann Zarco (França, 35 anos) na CASTROL Honda LCR, a equipe apresentará uma segunda entrada intitulada Pro Honda LCR, com a Pro Honda — marca genuína de óleos e fluidos da Honda — como patrocinadora principal.

Pilotando pela Pro Honda LCR estará Diogo Moreira (Brasil, 21 anos), que conquistou o título da categoria Moto2 no Campeonato Mundial FIM Grand Prix 2025.

*FIM: Fédération Internationale de Motocyclisme

Sob a marca Pro Honda, a Honda fez sua primeira aparição no MotoGP com as cores Pro Honda na etapa final da temporada 2024, o Grande Prêmio da Solidariedade, no qual Stefan Bradl (Alemanha, 36 anos) competiu como wildcard (participação especial) pela equipe Honda HRC Test Team, pilotando a RC213V.

Durante a temporada 2025, Aleix Espargaró (Espanha, 36 anos), piloto de testes da Honda Racing Corporation (HRC), e Takaaki Nakagami (Chiba, Japão, 33 anos), competiram na categoria MotoGP como wildcards. Espargaró participou de quatro corridas e Nakagami de duas, totalizando seis provas, todas inscritas pela equipe Honda HRC Test Team e com as cores Pro Honda.

Pro Honda é a marca global unificada da Honda para óleos e fluidos genuínos, desenvolvida para maximizar o desempenho dos veículos Honda. As tecnologias aprimoradas sob condições extremas do automobilismo são aplicadas aos produtos comerciais, oferecendo aos pilotos confiança e confiabilidade.

Kotaro Shimizu
Diretor Executivo, Divisão de Operações Customer First, Negócio Automotivo, Honda Motor Co., Ltd.

"Estamos realmente muito satisfeitos por termos firmado um acordo de patrocínio com a Honda LCR sob a marca Pro Honda. Construído sobre uma forte relação de confiança com o CEO Lucio Cecchinello e a HRC, daremos total suporte ao desafio assumido por Diogo Moreira e pela Pro Honda LCR a partir da temporada 2026, fazendo o máximo para contribuir tanto para a equipe quanto para o piloto. Somos profundamente gratos por esta oportunidade e, como marca genuína de óleos e fluidos da Honda, a Pro Honda continuará oferecendo tecnologia comprovada e confiabilidade projetadas para maximizar o desempenho dos veículos Honda, enquanto comunica o valor da Pro Honda aos usuários Honda em todo o mundo."

Lucio Cecchinello
Diretor de Equipe & CEO, Honda LCR

"Estabelecer uma nova parceria com a Pro Honda, a marca oficial da Honda para óleos e fluidos genuínos, representa um marco extremamente significativo para parte do nosso projeto. Ao compartilhar valores comuns, estamos comprometidos com este programa de corridas em buscar o equilíbrio perfeito entre desempenho competitivo e confiabilidade."

Visão Geral da Honda LCR
Diretor de Equipe & CEO: Lucio Cecchinello
Fundação: 1996
Base: Principado de Mônaco
Vitórias na categoria MotoGP: 5

2026 Honda LCR

Equipe                      Moto     Nº     Piloto      Idade  Nacionalidade  Resultado 2025
Castrol Honda LCR RC213V 5  Johann Zarco 35     França            MotoGP – 12º
Pro Honda LCR       RC213V 11 Diogo Moreira 21   Brasil              Moto2 Campeão

Sobre a Honda no Brasil:

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, mais de 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

Notícias

Página inicial