Motor On Line
Notícias-

Rally: MINI volta a enfrentar o deserto no Dakar de 2026
Reportagem: J. Group / F. Perrotta Jr. / F. Alencar
BMW Group Brasil
Desde sua estreia no Rally Dakar em 2012, a MINI conquistou cinco vitórias, incluindo quatro consecutivas entre 2012 e 2015.

A MINI tem um espírito competitivo no seu DNA, que se intensifica especialmente quando se trata de rallys. Todos os anos, o mundo do automobilismo volta a sua atenção para o Rally Dakar, uma das competições mais lendárias e exigentes tanto para os veículos como para as equipes participantes. Durante catorze dias, os competidores em diferentes categorias, como motos, carros, caminhões, quadriciclos e outras, têm de percorrer o deserto, seguindo um roteiro e coordenadas, para chegar à linha de chegada todos os dias.

Três MINIs desenvolvidos pela equipe X-Raid estão participando do Rally Dakar de 2026. Esses três protótipos MINI John Cooper Works Rally, desenvolvidos pela equipe alemã X-Raid, combinam o estilo e o design do MINI Countryman com modificações na suspensão e um motor 3.0L turbo, disponível nas versões a gasolina ou diesel. Eles possuem mais de 300 cv e competem na categoria T1+ (Protótipo Cross-Country 4x4).

Como a MINI começou a competir no Rally Dakar?

A história do MINI nos rallys começou há muito tempo, quando o Mini Cooper S venceu o Rally de Monte Carlo, na década de 1960. No entanto, a versatilidade e o caráter esportivo do MINI o levaram a competir no rally mais desafiador do mundo, o Rally Dakar, em 2012.

Naquele ano, Stéphane Peterhansel garantiu a primeira vitória para a equipe Monster Energy X-Raid e para a MINI, pilotando o MINI ALL4 Racing. A estreia da MINI nessa exigente competição foi um sucesso estrondoso: todos os cinco MINI ALL4 Racing inscritos terminaram entre os dez primeiros, com Nani Roma conquistando o segundo lugar e Leonid Novitskiy o quarto.

Outro feito notável é que todos os oito veículos da equipe (cinco MINIs e três BMW X3 CCs) completaram a prova, algo que muitos especialistas não previam. Peterhansel, conhecido como "Sr. Dakar", consolidou sua liderança a partir da terceira etapa e manteve um estilo de pilotagem consistente para garantir a vitória. Essa conquista confirma a evolução da equipe X-Raid e o potencial do MINI ALL4 Racing no mundo dos rallys.

Seis vitórias para a MINI no Rally Dakar

A MINI e a equipe X-Raid conquistaram a vitória por quatro anos consecutivos; de 2012, ano de sua estreia na competição, até 2015. Em 2013, Peterhansel conquistou sua segunda vitória consecutiva com a MINI; e em 2014, os MINIs garantiram um pódio com os pilotos Nani Roma, Stéphane Peterhansel e Nasser Al-Attiyah, ocupando os três primeiros lugares.

Em 2015, o príncipe catariano Nasser Al-Attiyah e seu copiloto Mathieu Baumel levaram a MINI mais uma vez ao lugar mais alto do pódio. Em 2020, o experiente piloto espanhol Carlos Sainz Sr. liderou a equipe rumo a mais uma vitória no Dakar, desta vez com um novo protótipo chamado MINI John Cooper Works Buggy. No ano seguinte, em 2021, o Sr. Dakar (Peterhansel) adicionou mais uma vitória ao seu currículo, conquistando o título com o MINI JCW Buggy.

Este ano, a MINI almeja a vitória no Rally Dakar com a equipe X-Raid, que conta com três duplas: Guillaume de Mévius e seu navegador Mathieu Baumel; Lionel e Lucie Baud; e uma dupla feminina formada por María Gameiro e Rosa Romero. Eles enfrentarão quatorze dias de competição em um percurso de mais de oito mil quilômetros.

Sobre o Rally Dakar

A competição começou em 1977, quando Thierry Sabine se perdeu de moto no deserto da Líbia durante o Rally Abidjan-Nice. Resgatado das areias no último minuto, ele voltou para a França com a ideia de um percurso que começaria na Europa, seguiria até Argel, atravessaria Agadez e terminaria em Dakar. O fundador cunhou um lema para sua inspiração: "Um desafio para quem vai. Um sonho para quem fica." Assim nasceu o Rally Paris-Dakar.

De 2009 a 2019, o Rally Dakar foi realizado na América do Sul, com percursos na Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Finalmente, em 2020, a história do Dakar continuou na Arábia Saudita, onde os carros enfrentaram dunas e areia, mas também montanhas rochosas.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.

Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.

O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso.

Notícias

Página inicial