Motor On Line
Notícias-

Kart: Salamonde é piloto de fábrica Parolin Racing e disputa temporada europeia
Reportagem: Kako Marques
Foto: Divulgação
KMCom
Salamonde desembarca na Europa para competir na categoria OK Senior e representar uma das marcas mais vitoriosas do kartismo mundial.

Um grande talento do kart brasileiro dá um passo decisivo rumo ao grande objetivo de chegar às principais categorias do automobilismo. Estamos falando do paulista Dudu Salamonde (EXA Tecnologia / Vero Coco / DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / SOMA Blindados / Equipe: Parolin Racing), que fez as malas, cruzou o oceano e chegou à Europa para escrever um novo capítulo em sua trajetória no esporte a motor. A mudança representa um marco importante na carreira do piloto, que agora terá a oportunidade de competir contra os melhores kartistas do mundo nos circuitos mais tradicionais do continente europeu.

Salamonde está na Itália para dar início à temporada 2026, ampliando sua carreira internacional e consolidando seu nome entre os principais nomes da nova geração do kartismo. O piloto paulista chega com bagagem repleta de conquistas e a expectativa de mostrar todo seu potencial nos traçados europeus. A experiência internacional será fundamental para o desenvolvimento e o amadurecimento de Dudu, que terá pela frente desafios inéditos.

A partir de agora, o piloto começa a disputar provas pela categoria OK Senior e, para este novo desafio, passa a ser piloto de fábrica da Parolin Racing, uma das marcas mais vitoriosas do kart mundial, com sede na cidade de San Zena, na província de Vicenza, Itália. A conquista de uma vaga como piloto oficial em uma equipe do calibre da Parolin é um conquista inteiramente de Salamonde e mostra o reconhecimento internacional do talento de Salamonde e abre portas para uma carreira sólida no automobilismo europeu. A estrutura profissional e a tradição da marca italiana serão aliadas importantes nesta jornada.

"Estou muito feliz com esse novo capítulo da minha carreira. Ser piloto de fábrica, ainda mais de uma marca como a Parolin, é motivo de muita honra e de muita responsabilidade", revela Dudu Salamonde. "Vou fazer um bom trabalho para fazer jus a toda a estrutura que estou recebendo. É uma oportunidade incrível e quero aproveitar cada momento para aprender e evoluir como piloto", completa o paulista.

Dudu já está em território italiano, onde neste fim de semana participa dos testes coletivos do WSK, na pista de La Conca, em Lecce. Os treinos coletivos representam a primeira oportunidade para o piloto brasileiro conhecer melhor o equipamento da Parolin Racing e se adaptar às características das pistas da Europa.

Em uma verdadeira ponte aérea Brasil-Europa, o piloto paulista vai disputar as principais competições do velho continente nesta temporada de 2026, na Itália, Espanha, Alemanha e Suécia, além do Mundial do Bahrein, no Oriente Médio. O calendário prevê participações nos campeonatos mais prestigiados do kartismo continental, incluindo as séries WSK e provas do calendário da CIK-FIA.

"Vai ser uma verdadeira maratona, mas estou muito empolgado com os novos desafios", afirma Dudu. "Sei que não será fácil, mas estou preparado para dar o meu melhor em cada corrida. É um sonho que está se realizando e vou aproveitar cada volta, cada treino e cada oportunidade", acrescenta.

Salamonde tem resultados expressivos em sua carreira, como o título do Campeonato Brasileiro Rotax de 2024 e o pentacampeonato da Copa São Paulo KGV. Na temporada passada, Dudu foi um dos representantes do Brasil na disputa do Mundial Rotax, no Bahrein. Os números comprovam a consistência do piloto paulista ao longo dos anos, desde da categoria Cadete e justificam a confiança depositada pela Parolin Racing.

Desde o início da carreira no kart, o piloto fez parte da equipe TR3, sob o comando de Walter Travaglini, e neste momento de despedida reconhece todo o ensinamento que recebeu de Waltinho. A parceria com a equipe brasileira foi fundamental para a formação de Salamonde como piloto e como pessoa, proporcionando não apenas vitórias e títulos.

"Fazer parte da equipe TR3 foi muito importante para o meu aprendizado no kart e vou levar para toda minha vida. Agradeço imensamente a todos da equipe, em especial o Waltinho e o Anselmo (Terel), que foi meu mecânico nesses anos todos. Eles me ensinaram muito sobre o esporte e sobre a vida", emociona-se o piloto ao falar sobre a equipe que o revelou.

Agora, Dudu acredita que vai conseguir o mesmo relacionamento positivo com sua nova equipe para fazer sua estreia oficial em breve na temporada de 2026. A integração com os profissionais da Parolin Racing será fundamental para extrair o máximo potencial do conjunto piloto-kart-equipe.

Parolin Racing: Tradição e Excelência no Kartismo Mundial

O primeiro capítulo da história da Parolin foi escrito por Albino Parolin, que deu seus primeiros passos no kartismo como piloto. Apoiado por seu pai, Enzo, um apaixonado por automobilismo, Albino começou a competir no início da década de 1980 e rapidamente se tornou um talento promissor. A paixão pela velocidade e o conhecimento técnico adquirido nas pistas foram determinantes para que Albino decidisse não apenas pilotar, mas também construir seus próprios chassis.

Em 1990, Albino começou a produzir chassis e o nome Parolin foi imediatamente associado ao conceito de qualidade, já que o primeiro chassi produzido apresentava características técnicas avançadas para a época. Albino aprimorou seus conhecimentos técnicos e desenvolveu uma marca pessoal, colaborando também com pilotos experientes como Giancarlo Fisichella, que posteriormente se tornaria piloto de Fórmula 1. Em 1994, nasceu oficialmente a Parolin Racing Kart, empresa que logo se tornaria uma das maiores construtoras de karts do mundo, exportando equipamentos para todos os continentes.

Em 2015, a Parolin decidiu participar de competições internacionais com uma equipe de fábrica para as corridas CIK-FIA e WSK. A marca imediatamente alcançou resultados notáveis na Europa, América do Norte e Ásia, sendo coroada campeã da CIK-FIA Ásia-Pacífico KZ em seu primeiro ano de atuação. Desde então, a Parolin Racing acumula títulos e vitórias nas principais categorias do kartismo mundial, consolidando sua reputação como uma das marcas mais vitoriosas e respeitadas do esporte.

Notícias

Página inicial