Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Pirelli revela os pneus para a 1ª etapa do WorldSBK 2026
Reportagem: Néctar Comunicação
A vigésima terceira temporada da Pirelli como Fornecedora Exclusiva do Campeonato Mundial de motos derivadas de produção começa em Phillip Island Grand Prix Circuit, na Austrália, após dois dias de te

· Novidades na alocação de pneus. Para o fim de semana de corrida em Phillip Island Grand Prix Circuit, os pilotos do WorldSBK terão duas soluções de slick dianteiro e três traseiras à disposição: SC1 macio e SC2 médio na dianteira. Já na traseira, além da solução de desenvolvimento em composto médio D0922, já utilizada nos testes, serão adicionadas duas novas opções: o médio E0829 e o macio na especificação E0125. O D0922 também estará disponível, como única solução traseira, para a categoria WorldSSP, que pela primeira vez utilizará as mesmas medidas de pneus adotadas pelos colegas do WorldSBK.

· Novo traseiro E0829. Este novo pneu estreia utilizando o mesmo composto médio do D0922, a opção de referência nas corridas do ano passado, mas, diferentemente deste, conta com uma nova estrutura projetada para melhorar a estabilidade e a consistência de performance ao longo da distância de corrida. Assim, os pilotos terão duas opções traseiras de composto médio para as provas, enquanto o E0125 de composto macio poderá ser utilizado apenas nas sessões de treinos e classificação.

· WorldSSP com medidas do WorldSBK. Pela primeira vez, os pilotos do WorldSSP utilizarão o pneu traseiro 200/60, normalmente prerrogativa do WorldSBK, em substituição ao 190/60. De forma semelhante, na dianteira poderão escolher entre o SC1 nas medidas 120/70 ou 125/70 — sendo esta última uma referência no WorldSBK. A decisão de adotar essas dimensões no Supersport deve-se ao fato de que uma maior área de contato com o solo permite melhor dissipação de calor, reduzindo o risco de superaquecimento. Na dianteira, os pilotos poderão optar, conforme seu estilo de pilotagem, pelo tradicional 120/70 ou pelo 125/70, utilizado no WorldSBK.

· Testes de pré-temporada. Realizados na segunda e terça-feira no circuito australiano, foram dominados em ambas as categorias por pilotos da Ducati Corse. Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) foi o mais rápido no WorldSBK, registrando o melhor tempo em 1min28s630 na quarta e última sessão, na tarde de terça-feira. Já Jaume Masiá (Orelac Racing Verdnatura) liderou o WorldSSP ao marcar a melhor volta da categoria em 1min32s525, também na sessão final dos dois dias.

Um novo pneu traseiro para o WorldSBK e medidas maiores no WorldSSP para o desafiador Phillip Island

"Phillip Island é sempre um circuito muito exigente para os pneus por conta de seu traçado particular e das temperaturas extremas que o asfalto pode atingir nos dias mais quentes — duas características que podem gerar elevado estresse termomecânico. Com base na experiência adquirida nas últimas temporadas, neste ano desenvolvemos para a classe WorldSBK uma nova solução traseira em composto médio, a especificação E0829, que deve oferecer performance mais consistente ao longo da distância de corrida em comparação com a especificação D0922, que foi a referência em testes e corridas em 2025. Ao mesmo tempo, decidimos utilizar as medidas normalmente adotadas no Superbike também para a classe Supersport, que passará a contar com o traseiro 200/65 em substituição ao 190/60 e com o dianteiro 125/70, além do 120/70. Essas dimensões permitem dissipar o calor de forma mais eficaz, graças a uma maior superfície de troca térmica com o asfalto, reduzindo o risco de superaquecimento, um fenômeno que frequentemente precisamos gerenciar neste circuito, especialmente quando as temperaturas do ar e, consequentemente, do asfalto, estão muito elevadas. Na dianteira, optamos por oferecer o SC1 em ambas as medidas, permitindo que cada piloto escolha a combinação que prefere de acordo com seu estilo de pilotagem. Nos dois dias de testes que antecederam o fim de semana de corrida, pilotos e equipes trabalharam bem, e estamos confiantes de que conseguirão encontrar o melhor acerto para administrar o desgaste dos pneus, que nesta pista é sempre muito acentuado."

Notícias

Página inicial