Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: pneu Pirelli traseiro médio para o desafiador circuito de Most
Reportagem: Néctar Comunicação
Para a etapa do WorldSBK na República Tcheca, realizada em um circuito conhecido por ser particularmente exigente com os pneus, a Pirelli está apresentando a nova especificação traseira F0468.

· Uma nova solução média para Most. Para a quinta etapa do Campeonato Mundial de Superbike da FIM, realizada no circuito tcheco de Most, uma pista conhecida pelo alto estresse mecânico que impõe aos pneus, especialmente ao traseiro, a Pirelli está apresentando a nova especificação traseira F0468 em composto médio. Esta solução utiliza o mesmo composto do D0922, já utilizado em Most em 2025 e em Phillip Island nas duas últimas temporadas, mas o combina com uma nova estrutura projetada para oferecer maior consistência de performance ao longo da distância de corrida e melhor estabilidade. O F0468 representa uma evolução do E0829, com o qual compartilha o composto, e que já foi levado a Phillip Island nesta temporada.

· D0922 como alternativa, SC0 para a Superpole. Caso os pilotos não prefiram a nova solução, ainda poderão contar com a especificação de desenvolvimento D0922 para o pneu traseiro, que já se mostrou bem adaptada às características e à singularidade do circuito tcheco, tendo sido também utilizada pelos pilotos em Phillip Island, outro circuito particularmente exigente com os pneus. Para a classificação e a Superpole Race, o pneu de referência será o soft padrão SC0.

· Supersport e SportBike completam o espetáculo. Além dos pilotos da classe Superbike, competidores dos Campeonatos Mundiais de Supersport e SportBike também tomarão pista em Most. Na dianteira, os primeiros terão as mesmas opções que seus colegas na classe principal, nomeadamente o soft SC1 e o médio SC2. Na traseira, terão à disposição o soft SC0 e o médio SC1, este último utilizado ao longo de toda a temporada em ambos os eixos pelos competidores do SportBike.

Desenvolvimento direcionado para os circuitos mais exigentes

"Ao longo de mais de duas décadas como fornecedora do Campeonato Mundial de Superbike, a Pirelli construiu uma gama de pneus extremamente sólida e versátil. A solução traseira supersoft SCX representa hoje um referencial absoluto para os pilotos e é utilizada na maioria das corridas do calendário, enquanto o soft SC0 se torna uma alternativa válida em algumas ocasiões.

Há, no entanto, alguns circuitos particularmente exigentes com os pneus, como Phillip Island e Most, que, em virtude de seu traçado e características intrínsecas, requerem soluções mais específicas e compostos mais duráveis, tipicamente as opções médias.

Nesses casos, o trabalho de desenvolvimento concentra-se na melhoria de parâmetros fundamentais como performance e consistência ao longo da distância de corrida: objetivos que nortearam o projeto da nova solução traseira na especificação F0468. Para completar a alocação, os pilotos contarão em qualquer caso também com a opção já consagrada D0922, que demonstrou ser capaz de suportar eficazmente as solicitações particulares impostas por este circuito. Será interessante avaliar se o novo médio F0468 conseguirá elevar o nível de performance ainda além do D0922."

Notícias

Página inicial