Iguaçu
Paraná de Souza
Iguaçu
Paraná de Souza, nascido em Curitiba (PR) em 04 de fevereiro de
1962, é diretor da Yguaçu Paraná Expedições, uma empresa especializada
em expedições, roteiros de aventuras e trilhas. Em 1977, herdou
do seu avô o seu primeiro veículo off-road, um Jeep Willys 1950.
Daí em diante percorreu boa parte do Brasil despertando o gosto
pela aventura.
Em
1984 ajudou a fundar o Jeep Clube do Brasil - Paraná, sendo o
sócio número 17, onde se destacou por muitas vezes acumulando
vários troféus nas categorias raid, rally e indoor, por vários
estados do Brasil e exterior. Também organizou muitas provas na
qual destaca-se o VI Raid da Meia Noite, onde reuniram-se 130
jipes e foi considerado até hoje a edição mais difícil e mais
bem organizada. Em 1986 conquistou a mais cobiçada trilha do Brasil,
conhecida como "Trilha do Telégrafo". Foram gastos 3 dias para
transpor pela primeira vez na história com um veículo de 4 rodas
os 17 km da ligação entre Guaraqueçaba (PR) e Cananéia (SP). Depois
da conquista organizou mais 6 expedições no local, sendo uma delas
acompanhada pelo programa Fantástico da Rede Globo.
Em
1987 foi convidado para participar da equipe de seleção do Camel
Trophy, edição Mandagascar, para levantamento do roteiro totalmente
fora-de-estrada entre Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Foram 3 meses de aventuras e sonhos realizados conquistando a
medalha de honra ao mérito da maior prova off-road do mundo por
serviços prestados.
Em
1989 realizou a primeira expedição ao Uruguai via Estrada do Inferno
(região que atualmente é cenário do Rally Rota Sul), percorrendo
mais de 1500 km por trilhas e dunas de areia com seu Jeep 1950
todo original. O gosto pelo desafio impulsionou-o a realizar este
percurso mais de 18 vezes como guia off-road.
Em
1990 fundou em Florianópolis (SC) com um amigo, a primeira empresa
de turismo-aventura do Brasil, a G.E.O. (Grupo de Expedições Organizadas),
destacando-se como guia e aventureiro. A GEO Expedições foi mais
longe. Em 1981 organizou a primeira expedição a Machu Pichu (Perú)
via Deserto do Atacama (Chile) com um jipe Toyota Bandeirante
1986, percorrendo por 50 dias o Paraguai, Argentina, Chile, Perú,
Bolívia e atravessando o deserto mais árido do mundo pelo passo
Guaityquina, o mais difícil dos Andes por haver pontos minados
e a falta de estradas por alguns quilômetros e onde é fundamental
saber usar bem a bússola. No Peru o passo (travessia da Cordilheira
do Andes) chega 5800 m de altitude, considerada uma das estradas
mais altas do mundo, região esta onde era o Q.G. do grupo guerrilheiro
Cendero Luminoso, que por vários anos aterrorizou o Perú e a nossa
equipe que foi detida e interrogada, até descobrirem que eram
simples aventureiros brasileiros e não espiões. Através da GEO
Expedições organizou vários roteiros pelo Brasil e América do
Sul, percorrendo alguns milhares de quilômetros com grupos de
turistas. Até hoje já realizou 8 expedições ao Deserto de Atacama
e conhecendo todas as travessias da Cordilheira dos Andes. Em
1992 realizou a primeira expedição ao Ushuaia, a cidade mais austral
do mundo, passando pela Patagônia e Terra do Fogo. Em 30 dias
foram percorridos mais de 15 mil km com um Toyota Bandeirante.
Em
1993 foi convidado pela organização do Camel Trophy nos EUA, a
participar de mais uma edição oficial desta prova que teria como
trajeto a Argentina, Paraguai e Chile. Durante 18 dias a prova
percorreu o Chaco e a Cordilheira dos Andes via passo Socompa
(4850 m), destacando-se entre a mídia internacional, com Iguaçu
concedendo algumas entrevistas aos diversos veículos de imprensa
na chegada da prova.
Em
1994, morando dentro de um veleiro de 26 pés em Florianópolis,
teve a oportunidade de participar de algumas regatas como "Volta
à Ilha" e outras como "Florianópolis - Paranaguá" e "Florianópolis
- Porto Alegre", obtendo em uma delas a melhor colocação da equipe,
um terceiro lugar, bastante comemorado por serem todos os tripulantes
especialistas apenas no off-road.
Em
1995 ajudou a fundar a Ixion GEO Expedições em Curitiba, passando
seus conhecimentos e experiências para os demais. Permaneceu durante
2 anos como sócio da empresa. Especialista em aventuras overland,
com um micro-ônibus 4x2 e um Land Rover 110, percorreu por 4 meses
mais de 35 mil km em uma só expedição que incluiu vários roeiros,
entre o Deserto do Atacama (norte) e Ushuaia via carretera Austral
no Chile. Entre outras expediçoes organizadas pela empresa, percorreu
o Pantanal mato-grossense, conduzindo o fotógrafo Zig Cok por
caminhos entre fazendas na região, orientando-se apenas por GPS.
Entre idas e vindas, no mês de janeiro é sagrado o raid Transparaná,
que atravessa o Paraná de oeste a leste. Por 6 vezes participou
competindo, ajudando na organização ou apoioando profissionalmente
algum competidor. Participou também, com um Jeep Willys 1950 com
motor modificado, do rally Rota do Paraná, que atravessou o estado,
partindo de Curitiba e retornando ao mesmo ponto depois de passar
por Londrina, Foz do Iguaçu, Matinhos, percorrendo em 5 dias 2800
km. Nesta prova, com mais de 100 carros com tração 4x2 e 4x4 obteve
o 6º lugar.
Em
1997 fundou a YBY Guaçu Turismo & Aventura (yby = terra, guaçu
= grande na língua Tupi Guarani) acompanhado pelo seu sócio Jorge
Lima, hoje diretor do Rally Transparaná. Foi adquirido um furgão
Agrale ano 1990, em um ano transformado n o Brucutu, um valente
veículo 4x4, preparado especialmente para grandes aventuras. Em
1998, 3 dias depois de considerar o veículo pronto foi dada a
partida para o grande teste: Curitiba - Caxias do Sul, levantamento
de roteiro passando pela Serra do Corvo Branco, Urubici e Lajeado
Grande, caminhos estes percorridos somente por estradas de terra.
Em
1999 um novo trabalho: contratado para levantamento de roteiros
de turismo-aventura para uma empresa aérea da Argentina. Ficou
por 2 meses percorrendo os Andes na região de Bariloche, mapeando
e organizando planilhas. O roteiro principal foi a descida de
rafting pelo rio Manso (que de manso não tinha nada). Eram 4 dias
de muita aventura até a divisa com o Chile.
Foi
guia da equipe que conduziu a primeira expedição de levantamento
de roteiro para a Renault do Brasil, percorrendo 16 mil km com
2 Renault 19 cedidos pela fábrica. Essa expedição serviu de base
e como levantamento de percurso para a Aventura ao Extremo Sul
patrocinada pela Renault do Brasil, em comemoração a inauguração
da fábrica em São José dos Pinhais e ao lançamento do Scénic em
2000. Participaram 4 veículos Scénic com funcionários da fábrica
percorrendo num total de 2 meses e meio 32 mil km. Em 2000 e 2001
foi membro da Expedição Brasil 500 Anos, amplamente divulgada
pela mídia nacional, patrociada pelo jornal Gazeta do Povo (de
maior circulação no Paraná), O Boticário e Guinchos Ekron. O veículo
utilizado foi o Brucutu que por 4 meses virou um motorhome, enfrentando
trilhas e estradas secundárias por todo o sul do Brasil. A aventura
foi relatada sempre em página inteira nas edições de sábado, na
coluna G Magazine. Em 2001 ainda realizou um roteiro pelo norte
do Brasil, passando por vários parques nacionais, liderando o
comboio de 8 jipes Land Rover com o Brucutu à frente, percorrendo
um total de 10 mil km por vários estados do Brasil.
Em
2002 participou do Rally dos Sertões como contratado da equipe
Mitsubishi para apoio rápido, importante tarefa na qual o esforço,
o cansaço e o profissionalismo era testado a todo o momento.
Membro
da equipe de 6 pessoas que partiu de Curitiba rumo à Cuiabá -
Itaituba e à Transamazônica com um trecho de 1300 km até Jacareacanga
totalmente abandonados, onde por mais de 10 anos não passou um
só veículo até Jacareacanga. A BR-819 no roteiro também estava
abandonada, com 800 km até Manaus pelo meio da floresta. Foram
26 dias de muita aventura.
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