Brucutu
4x4
Valente como um jipe, confortável e verátil como um motorhome.
É assim que Iguaçu Paraná de Souza, piloto e guia de turismo aventura,
define o "Brucutu", o microônibus 4x4. Construído pelo próprio
Iguaçu, o veículo foi preparado para enfrentar qualquer tipo de
terreno, e ainda oferecer as facilidades de um veículo de dimensões
maiores (tem 5,8 m de comprimento, 2,2 m de largura e 3 m de altura).
Inspirado inicialmente nos caminhões que percorriam o Rally Paris-Dakar,
necessitou de uma ano inteiro de trabalho intenso para finalmentee
ser concluido em março de 1999.
O
Brucutu é o transporte ideal para apoio e acompanhamento de provas
off-road como raids e rallyes, eventos e como veículo principal
de expedições. O sistema de tração 4x4 garante a versatilidade
e desempenho de um legítimo veículo off-road. Além disso, tem
equipamentos especiais para enfrentar muita lama e terrenos acidentados,
como o guincho hidráulico Ekron embutido na frente, com capacidade
para tracionar 8 toneladas. O sistema de transmissão foi importado
dos EUA e conta com tração reduzida que praticamente dobra a força
do motor. Além disso, o Brucutu tem quebra-mato em toda frente
e perímetro, bagageiros impermeáveis no teto, ar condicionado,
direção hidráulica e conta com o motor MWM de 150 cv, com turbo
e intercooler. O Brucutu é um veículo único, sem similar no Brasil,
pois nenhuma fábrica nacional comercializa microônibus com tração
4x4.
Ao
contrário do que o tamanho pode sugerir, o Brucutu é bom nas curvas
e tem um desempenho surpreendente em qualquer tipo de terreno,
seja no asfalto ou na lama. O veículo foi exaustivamente testado
e passou com folga pelos vários tipos de situações. O segredo
para isso está na suspensão reforçada, nos pneus 900x16 e também
pela característica da carroceria que "abraça" o chassis, fazendo
com que a maior parte do peso do veículo concentre-se na parte
inferior.
O
Brucutu é o principal veículo da Iguaçu Paraná Expedições e o
mais requisitado para o turismo-aventura. Percorreu extensa quilometragem
por toda América do Sul, desde o Ushuaia no extremo sul da Argentina
até o Perú, passando pelo belíssimo Deserto de Atacama no Chile
e Salar de Yumi na Bolívia. O Pantanal é uma rota freqüente que
compreende mais de 600 km caminhos transponíveis apenas com um
veículo 4x4, por dentro de fazendas da região.
Ficha
técnica desta fera invocada
Motor:
|
MWM
turbinado, à diesel, com 130 cv |
|
Transmissão: |
5
marchas e tração 4x4 (GMC, importada), com neutro
e reduzida |
Carroceria:
|
fibra
de vidro |
Direção: |
hidráulica |
Freios: |
a
disco (dianteiros) e tambor (traseiros) |
Pneus: |
seis
pneus 900x16 Funsa (com rodado duplo traseiro) |
Velocidade
máxima: |
130
km/h |
Peso:
|
4,8
toneladas |
Capacidade
de carga: |
2,2
toneladas |
Dimensões: |
5,8
m (comprimento) x 2,2 m (largura) x 3 m (altura) |
Volume
interno: |
12,8
m³ |
Acessórios: |
guincho
Ekron para 8 toneladas, climatizador de ar, quebra-matos em
toda a frente do veículo, bagageiro com quatro caixas impermeáveis
de fibra de vidro, escada de acesso ao bagageiro, dois porta-estepes
traseiros, seis faróis Nane, entre outros |
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