Motor On Line
Notícias-

40 pilotos se reúnem para inovador teste de pré-temporada Fórmula E na Espanha
Reportagem: Eugenio Augusto Brito / Gabriela Espindola
Textual Comunicação
Este é o teste oficial para o carro GEN3 Evo, capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 1,86 segundo, enfatizando desempenho, sustentabilidade e mais de 95% de eficiência do motor elétrico.

Enquanto o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E se prepara para o emocionante início da Temporada 11 em São Paulo, em 7 de dezembro, a jornada começa com uma fase essencial: os testes de pré-temporada. Durante quatro dias desta semana, 11 equipes irão para a pista fazer o ajuste fino em suas preparações, com o teste deste ano a assinalar um marco histórico: a primeira sessão de testes só com mulheres num Campeonato FIA.

Na sequência das devastadoras inundações que afetaram a região de Valência, a Fórmula E tomou a decisão, em consulta com a FIA, as autoridades locais e o Circuito Ricardo Tormo, de transferir os testes de pré-temporada para o Circuito de Jarama, em Madri, de 5 a 8 de novembro.

Embora Valência tenha sido parte integrante da Fórmula E desde 2017 e ocupe um lugar especial no coração da organização, a decisão de mudar foi tomada para evitar o desvio de recursos dos esforços de socorro locais. A Fórmula E continua empenhada em apoiar a recuperação da comunidade de Valência.

Alberto Longo, Diretor do Campeonato da Fórmula E, afirmou:

"Estamos incrivelmente gratos por podermos dar início aos nossos testes de pré-temporada em Madri, um passo que se tornou possível graças aos esforços dedicados da equipa do Circuito de Jarama. Os nossos pensamentos continuam a estar com a comunidade de Valência enquanto nos preparamos para entrar em pista, pois é um local que nos é muito querido.

"Esta época assinala um marco significativo ao apresentarmos o GEN3 Evo, mostrando pela primeira vez as suas incríveis velocidades de aceleração. Além disso, estamos orgulhosos de fazer história com o teste inaugural das mulheres - o primeiro para um Campeonato FIA - refletindo o nosso compromisso com a diversidade e a inclusão no automobilismo. Há muito com que nos entusiasmarmos enquanto nos preparamos para a nova temporada, que começa no próximo mês em São Paulo. Temporada 11 da Fórmula E, ¡vamos!"

À medida que a 11ª temporada se aproxima, há muito para antecipar - desde um carro novinho em folha para equipes e pilotos dominarem, a emocionantes chegadas ao grid e uma enxurrada de mudanças de pilotos. Aqui está o guia completo de tudo o que precisa de saber sobre o próximo teste de pré-temporada.

Boas-vindas à era Gen3 Evo

O teste de pré-temporada da 11ª temporada marca uma nova era no campeonato, com a muito aguardada estreia do carro de corrida GEN3 Evo - um marco importante na tecnologia de corridas elétricas, combinando desempenho, sustentabilidade e eficiência.

Esta máquina inovadora, capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 1,86 segundo, não é apenas o monoposto mais rápido da FIA, mas também supera os atuais carros de F1 em 30% em aceleração, refletindo o compromisso contínuo da Fórmula E com a inovação e a responsabilidade ambiental.

Alguns fatos sobre o Gen3 Evo:

- Novo conjunto de carroçaria reforçado que melhora a aerodinâmica e a durabilidade
- Capacidades ampliada com tração integral (AWD) disponível em momentos-chave da corrida, incluindo duelos de classificação, largada e MODO DE ATAQUE
- Pneus Hankook iON otimizados para todas as condições climáticas, proporcionando uma aderência superior
- Aumento da percentagem de materiais reutilizáveis nos pneus, de 26% para 35%

Pela primeira vez, a tração integral estará disponível durante momentos selecionados dos finais-de-semana de corrida, proporcionando aos pilotos um maior controle e aceleração em situações cruciais.

O design do carro dá ênfase ao fornecimento ético e sustentável dos minerais da bateria para minimizar o impacto ambiental, marcando um novo capítulo na inovação em corridas com um compromisso duradouro para com o planeta.

Inovação: o histórico teste feminino da Fórmula E

O próximo teste de pré-temporada também contará com um evento marcante: a primeira sessão de testes só com mulheres num Campeonato FIA. Agendada para sexta-feira, 8 de novembro, esta sessão permitirá que as pilotos de elite experimentem o novo carro de corrida GEN3 Evo, com mecânica igual à dos pilotos oficiais da Fórmula E.

Cada equipe do campeonato é obrigada a inscrever pelo menos uma piloto mulher para sessão, sendo as equipes encorajadas a inscrever duas pilotos, todas a competir nos carros da temporada atual.

Este teste histórico atraiu os maiores talentos de todo o automobilismo, resultando num grid empolgante:

Andretti Formula E: Chloe Chambers / Nerea Marti
DS PENSKE: Jess Edgar / Beitske Visser
Envision Racing: Alisha Palmowski / Alice Powell
Jaguar TCS Racing: Jamie Chadwick / Lilou Wadoux
Kiro Race Co: Simona de Silvestro
Lola Yamaha ABT: Miki Koyama
Mahindra Racing: Lena Buehler
Maserati MSG Racing: Tatiana Calderon / Carrie Schreiner
NEOM McLaren Formula E Team: Bianca Bustamante / Ella Lloyd
Nissan Formula E: Abbi Pulling
TAG Heuer Porsche Formula E Team: Gabriela Jilkova / Marta Garcia

Esta sessão promete ser um ponto alto dos testes de pré-temporada, colocando todas as pilotos mulheres participantes na pista nos mesmos carros utilizados no início da semana pelas 11 equipes de corrida de classe mundial e 22 pilotos concorrentes.

Acompanhe a ação à medida que se desenrola, sintonizando os canais das redes sociais, o website e a aplicativo da Fórmula E para obter atualizações ao vivo, ao longo do dia.

Mudanças no mercado de pilotos

O período de entressafra tem sido animado desde o final da última temporada em Londres, com mudanças notáveis de pilotos que remodelam o grid para a Temporada 11.

Maximilian Günther juntou-se à DS PENSKE, fazendo parceria com o bicampeão de Fórmula E Jean-Éric Vergne, depois de deixar a Maserati MSG Racing. Embora ambas as equipes utilizem o grupo propulsor Stellantis, esta mudança marca um novo capítulo para Günther, que está no campeonato desde a Temporada 5. Entretanto, Stoffel Vandoorne deixou a DS PENSKE para se juntar à Maserati MSG Racing, onde fará equipa com o recém-chegado Jake Hughes, que transita da NEOM McLaren para a era GEN3 Evo.

Algumas equipas optaram pela estabilidade, mantendo os seus alinhamentos da época passada. A Envision Racing vai continuar com Robin Frijns e o Campeão do Mundo da Tempoarda 2, Sébastien Buemi, enquanto a TAG Heuer Porsche mantém o atual Campeão do Mundo Pascal Wehrlein e o seu companheiro de equipe António Félix da Costa. A Mahindra Racing também vai manter Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a dupla da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, vai regressar depois de ter garantido o Campeonato do Mundo de Equipes no final da Temporada 10 em Londres.

A Andretti sofreu uma remodelação, com o Campeão da Temporada 9, Jake Dennis, a fazer parceria com Nico Müller, que também se tornou piloto de trabalho da Porsche durante a pausa. Norman Nato regressa à Nissan, voltando à dupla com Oliver Rowland após um ano na Andretti.

A temporada também traz novas caras interessantes: o estreante Zane Maloney junta-se à Lola Yamaha ABT na sua temporada inicial de Fórmula E, fazendo dupla com o Campeão do Mundo da Temporada 3, o brasileiro Lucas di Grassi. A NEOM McLaren dá as boas-vindas a Taylor Barnard, que esteve na temporada passada e vai embarcar na sua primeira campanha completa ao lado do veterano da Fórmula E Sam Bird.

A recém-renomeada Kiro Race Co. é a única equipa que ainda não confirmou o seu alinhamento de pilotos, sendo esperado um anúncio em breve.

Novas cores, novas parcerias

Com a aproximação da Temporada 11, várias equipes de Fórmula E passam por transformações significativas, juntamente com a introdução do novo carro GEN3 Evo.

A ABT estabeleceu uma parceria com a famosa Lola Cars e estabeleceu uma colaboração técnica de vários anos com a Yamaha, passando a designar-se Lola Yamaha ABT para a próxima temporada. Com um esquema de cores azul e amarelo apelativo, a equipa apresenta um alinhamento forte com o piloto veterano Lucas di Grassi e o estreante Zane Maloney.

Outra mudança notável é a da Forest Road Company, empresa de investimento sediada em Los Angeles, que adquiriu 100% da propriedade da ERT Formula E Team, que será rebatizada como Kiro Race Co. A partir desta temporada, a Kiro Race Co ostentará uma ousada pintura preta e verde brilhante e assegurou uma parceria técnica com a Porsche Motorsport. Esta colaboração dará à equipa acesso à tecnologia de propulsão da Porsche, vencedora do campeonato, reforçando as suas ambições competitivas no campeonato.

O calendário mais emocionante da Fórmula E

Após os testes desta semana, a temporada dá a largada em São Paulo, no sábado, 7 de dezembro de 2024, marcando a primeira vez que a cidade acolhe a abertura da temporada. Depois do Brasil, a série irá para a Cidade do México para um dos eventos mais populares do calendário no Autódromo Hermanos Rodríguez.

A primeira rodada dupla terá lugar em Jeddah, na Arábia Saudita, a 14 e 15 de fevereiro de 2025, introduzindo uma nova localização de pista no Reino, depois de fazer parte do calendário desde a Temporada 5. Miami também regressará, trazendo pela primeira vez corridas emocionantes ao Homestead Miami Speedway, um importante evento de corrida em casa para equipes como a Andretti, a DS PENSKE e a Kiro Race Co.

As icônicas ruas do Mônaco acolherão um fim de semana duplo a 3 e 4 de maio de 2025, após a utilização bem-sucedida de todo o circuito desde a Temporada 7. Tóquio passará a ter um formato de rodada dupla em maio, complementando o regresso de Xangai e a corrida de Jacarta, preferida dos fãs, em 21 de junho de 2025.

A temporada será concluída com duas rodadas duplas em Berlim e Londres, sendo que Berlim continua um marco no calendário desde a temporada inaugural da Fórmula E. A grande final em Londres acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de 2025, encerrando o que promete ser uma temporada emocionante de corridas elétricas.

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Notícias

Página inicial