Motor On Line
Notícias-

Cardoso é pole em Rosário e decidindo título TCR apenas 3 pontos atrás Casella
Reportagem: Luis Ferrari / Santiago Di Pardo
Imprensa TCR South America Banco BRB

Com direito a recorde da pista com 1:38.814, o brasileiro Pedro Cardoso vai largar na pole da etapa decisiva do TCR South America Banco BRB com o Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing. Ele ficou 0.111s à frente do argentino Matías Rossi, com o Toyota Corolla TCR #17 do Toyota Team Argentina, segundo colocado no grid. O "Míssil" ainda tem chances matemáticas de título. Leonel Pernía, companheiro de equipe de Cardoso, fechou a lista dos três primeiros com o Peugeot 308 TCR #44.

Líder do campeonato, o uruguaio Juan Manuel Casella ficou apenas em nono com o Honda Civic Type R TCR #60 da Squadra Martino. Com isso, vai largar em segundo na corrida 2 do domingo, que tem a inversão dos dez primeiros colocados da classificação. Terceiro colocado na tabela, Raphael Reis foi o quarto colocado com o CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP. Outro com chances, o argentino Juan Ángel Rosso larga em oitavo com o Toyota Corolla TCR #16 da Paladini Racing. Décimo colocado, Galid Osman será o pole da corrida 2 com o CUPRA Leon VZ TCR #28 da W2 ProGP.

Com os resultados da classificação, Juan Manuel Casella se manteve na ponta, mas viu sua vantagem cair para apenas três pontos em relação a Pedro Cardoso. O uruguaio segue com 405 pontos contra 402 do brasileiro. Raphael Reis agora tem 374, Juan Ángel Rosso 358 e Matías Rossi 338. 75 pontos ainda estão em disputa.

O TCR South America Banco BRB encerra sua temporada 2024 no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, construído em 1982 com extensão de 2.589 metros e nove curvas. As atividades na pista do fim de semana seguem neste domingo, quando as duas corridas encerram o cronograma da etapa. O canal oficial do TCR South America Banco BRB mostra as duas corridas ao vivo. O canal por assinatura Bandsports exibe a segunda prova em VT inédito.

Q1 – Pedro Cardoso assume liderança no fim

A primeira parte da classificação já começou com uma baixa. Em um fim de semana de muitos problemas em seu carro, Thiago Vivacqua sequer conseguiu entrar na pista. Além dele, Enrique Maglione era o único competidor da classe Trophy. Com isso, as 12 vagas para o Q2 já estavam praticamente definidas.

Rodrigo Baptista foi o melhor desde o início do Q1, com o tempo de 1:39.452. Matías Rossi ficou com a segunda posição, a apenas 57 milésimos do brasileiro. Raphael Reis, um dos três pilotos com mais chances de título, ficou em terceiro, a menos de um décimo de Baptista.

Líder do campeonato, Juan Manuel Casella conseguiu uma boa volta no fim do tempo pulando para o sexto lugar, uma posição atrás do vice-líder Pedro Cardoso. De resto, a maior parte dos pilotos usou o Q1 como uma espécie de preparação para o Q2.

Cardoso melhorou o tempo já com o cronômetro zerado e assumiu a ponta, terminando o Q1 com o melhor tempo. Reis ficou em quarto e Casella, em sexto.

Q2 – Recorde da pista e pole para Pedro Cardoso

Pedro Cardoso já começou o Q2 voando, marcando o tempo de 1:38.814, seis décimos abaixo do antigo recorde do TCR em Rosário, que pertencia a Juan Ángel Rosso com 1:39.431. Companheiro do brasileiro na PMO Racing, Leonel Pernía era o segundo, quase quatro décimos atrás. Matías Rossi fechava a lista dos três primeiros.

Em quarto, Raphael Reis voltou à pista no fim para tentar melhorar seu tempo, mas não conseguiu. Líder do campeonato, Juan Manuel Casella ficou apenas em nono, muito distante de seus rivais na briga pelo título. Em compensação, vai largar em segundo na corrida 2.

O que eles disseram:

"Feliz com o sábado. O trabalho não está concluído ainda mas foi um belo início. Agora são só tres pontos para o Casella. Vou tentar ganhar a primeira corrida e na segunda o Casella sai na primeira fila e vamos tentar recuperar o máximo."

Pedro Cardoso

"Foi boa a classificação e o dia todo em geral. Melhoramos o carro depois de ontem, quando não estava tão competitivo. Trabalhei com meu engenheiro de pista e tracionamos melhor. Estou contente com o caminho que tomamos e estivemos bem próximos do tempo do Cardoso, que foi o mais veloz. Fico contente de lutar pela classificação, o que sinaliza que podemos disputar bem as corridas no domingo."

Matías Rossi

"A classificação foi boa e a gente sabia que a pista aqui seria um pouco mais favorável para os carros da marca Peugeot. Estou feliz pois pude extrair o máximo do carro na minha volta. De uma certa forma, fico feliz com o resultado pois nas corridas sim podemos ter um pouco mais de performance e tentar virar jogo porque precisamos do maior número possível de pontos. Amanhã tem previsão de chuva e nosso carro sempre se comportou bem no molhado. Mas é decisão de campeonato e a verdade é que temos que estar preparados para o que vier."

Raphael Reis

"Fizemos o melhor possível na classificação. Era o que tínhamos e agora com a previsão de chuva amanhã será uma novidade para todos, pois nunca andamos no molhado em Rosário. Suponho que os quilos adicionais, cerca de 90 a mais que os Peugeot, podem ter influenciado o resultado, mas agora é concentrar para as corridas e buscar o melhor amanhã."

Juan Manuel Casella

"Tenho 30 kg de lastro e esta é uma pista onde o carro sente muito o peso adicional que vem da corrida de Termas, onde fomos o segundo maior pontuador do fim de semana. Pelo que treinamos, nossa opção no quali foi replicar a estratégia das últimas etapas, trabalhando pelo grid invertido. Assim vamos largar a primeira em décimo e a segunda na pole. Na somatória da perna argentina da temporada a gente está em terceiro nos pontos, então mostra que é uma estratégia eficiente. Então fico feliz porque hoje o top10 foi o que acertamos na mosca para bons pontos amanhã."

Galid Osman

Cronograma – TCR South America Banco BRB – Rosário, Argentina

Domingo, 1º de dezembro:
9:00 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:00 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial