Motor On Line
Notícias-

Oakberry Bassani F4 coloca Comparatto em 2º lugar no último fim de semana 2024
Reportagem: Luis Ferrari / Guto Mauad
Foto: Luca Bassani
Ferrari Promo
Prova atrasada da programação do GP de F1 em Interlagos foi realizada nesta quinta e ampliou a margem do piloto na liderança do campeonato.

Matheus Comparatto encaminhou ainda mais o título de pilotos para a OAKBERRY Bassani F4 em Interlagos. Em prova adiada da preliminar da Fórmula 1, o maior vencedor da história da categoria avançou seis posições na volta inicial e ampliou a liderança da competição para 39 pontos.

Em prova marcada por um big one na primeira passagem dos 13 carros pela Curva do Lago, apenas Comparatto escapou entre os pilotos da equipe sediada em Itu e chefiada por Eduardo Bassani. Apesar do envolvimento no acidente, Gino Trappa e Cecília Rabelo saíram dos carros #48 e #98 ilesos.

Com a pontuação completa após o encerramento da sexta rodada, os pilotos descartam os dois piores resultados antes de abrir oficialmente a decisão da temporada de 2024.

A sequência da Super Final da Fórmula 4 Brasil em Interlagos prevê dois treinos livres e a classificação, além da corrida 1 na sexta-feira. No sábado o encerramento das atividades com as corridas 2 e 3 na capital paulista. A F4 Brasil tem transmissão do Bandsports e das mídias sociais próprias.

A corrida:

Por força da regra da inversão do grid, Matheus Comparatto partiu em oitavo lugar e Gino Trappa em sexto. Como era uma corrida “atrasada” da etapa 6, foram para a pista 13 dos 16 carros inscritos no fim de semana final _embora tenham feito os treinos extras e regulares na quarta e na quinta, os estreantes Murillo Rocha e Alexander Jacoby não aceleraram na corrida pois participam apenas da etapa 8.

No apagar das luzes, os carros da equipe de Itu tracionaram muito bem, com Comparatto e Trappa escalando posições.

Mas em disputa pela liderança outros competidores se acharam na curva do Lago. Com muita sagacidade, Comparatto adotou trajetória evasiva pela área de escape e realinhou na vice-liderança. Mas Trappa acabou coletado pelos concorrentes e perdeu a roda dianteira esquerda em seu carro e consequentemente ficou fora da prova. Cecilia Rabelo também foi vítima do incidente e voltou a pé para o box da OAKBERRY Bassani F4.

A corrida prosseguiu com apenas oito dos 13 carros que largaram na disputa.

A bandeira verde veio na abertura da volta 4, com pouco menos de 13 minutos restando para a abertura da volta final. Comparatto atacou Rafaela Ferreira pela liderança na freada do S do Senna, mas teve a porta fechada. Ele então passou a reta Oposta no vácuo do concorrente e novamente faltou espaço para buscar um movimento para ultrapassar.

O líder do campeonato passou a volta 5 quase inteira no vácuo da adversária e colocou pressão por fora na tomada do S do Senna na volta 6. Rafaela bloqueou roda, mas sustentou a posição. A pressão seguia na reta Oposta e no Laranjinha a seguir, em disputa que favoreceu a aproximação de Arthur Pavie, que vinha na terceira posição.

Comparatto sustentou a pressão, sempre passando a menos de meio segundo da líder da corrida. Mas sabia que havia um campeonato em jogo e foi com inteligência tentando induzir a concorrente a erro, sem tomar risco desnecessário. Ela novamente bloqueava rodas, mas seguia na liderança.

Os ponteiros abriram a volta final separados por 0.258. Novamente Rafaela bloqueou roda na freada do S do Senna, novamente ficou no vácuo na reta Oposta e seguiu a oponente de perto no Laranjinha e em todo o segundo setor. Eles contornaram a Junção separados por centímetros e subiram o Café colados. Mas a adversária fechou bem a porta pela linha interna, passando na bandeirada a 0.083s de Comparato.

O que ele disse:

“Foi uma quinta-feira positiva pensando no título do Matheus. Conseguimos bons pontos e nosso concorrente direto não pontuou. Uma pena a Cecília e o Gino fora logo na primeira volta, mas vamos dar a volta por cima com eles ao longo da etapa.

A primeira parte já foi, agora é continuar o trabalho para garantir o título.”

Eduardo Bassani – Chefe de equipe da OAKBERRY Bassani F4

“Fim da quinta aqui em Interlagos e estou muito contente com o resultado, partimos de P8 e terminamos em P2, o que nos deixou com 38 pontos de vantagem na tabela. Agora vamos seguir trabalhando duro para conquistar o título, que é nosso principal objetivo.”

Matheus Comparatto

Classificação do campeonato – Top5 (sem descartes):

1. Matheus Comparatto – 294 pontos
2. Alvaro Cho - 255
3. Ethan Nobels - 218
4. Rafaela Ferreira - 201
5. Arthur Pavie - 153
6. Gino Trappa - 149
13. Cecília Rabelo – 40

Programação em Interlagos, Super Final

Sexta-feira, 13 de dezembro:
07:55 – Treino Livre 1
10:00 – Treino Livre 2
13:15 – Classificação
17:15 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

Sábado, 14 de dezembro:
08:45 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14:10 – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial