Pick-up Racing -

5ª etapa: Fortaleza (CE)
Duda vence novamente e Campos é desclassificado

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

A corrida mais emocionante do ano! Assim está sendo considerado o Grande Prêmio Cegás. O palco da disputa foi o Autódromo do Eusébio, em Fortaleza.

Emerson Duda conquistou sua segunda vitória na temporada, seguido de perto por Nelson Bazzo. Com o resultado, o paranaense diminuiu em 13 pontos a vantagem que João Campos, o 3º colocado, tinha em relação a ele. Alessandro Da Cas comemorou o 4º lugar como uma vitória. "No estágio que minha equipe está e por ser o meu primeiro ano na categoria o resultado foi maravilhoso", comemora o carioca, que assumiu a 4ª posição no Campeonato.

Discussões no parque fechado e até mesmo no pódio, entre João Campos e Emerson Duda, esquentaram o clima. O mais exaltado era Campos, que reclamava de alguns toques que sofreu durante a prova. Após a largada, o gaúcho se manteve na ponta até o pit stop. Mas, pela terceira vez consecutiva, Duda conseguiu passa-lo na parada nos boxes. E esta foi uma das reclamações de Campos. "Eu tinha 4 segundos de vantagem na última volta antes do pit stop, o que me dava uma certa folga. Mas o Duda estava a 100 km/h na entrada de box e encostou em mim. Isto está virando bagunça", desabafa o gaúcho. "O limite de velocidade é 60 km/h, mas não sei porquê o radar não pegou a caminhonete dele", complementa.

Depois do pit stop, o safety car entrou na pista e juntou o pelotão. Na relargada, Duda se manteve na ponta, seguido de perto por Campos. Depois de 3 tentativas de ultrapassagem sobre Duda, o gaúcho acabou sendo superado por Nelson Bazzo e Kau Machado, caindo para a 4ª posição. Campos foi a luta na última volta e conseguiu passar Kau Machado, cruzando a linha de chegada atrás de Duda e Bazzo. Mas o 3º lugar não foi comemorado pelo líder da temporada. "Tenho uma pick-up e uma equipe muito melhor que as demais. Só perdi porque fui roubado. O Duda me fechou 3 vezes na pista, de forma irregular", acusa.

Para a próxima etapa, em Curitiba, Campos terá uma estratégia diferente. "Não vou ser mais bonzinho. Sei que o Duda não tem carro para ganhar de mim e que ele não será campeão", disse, exaltado. O paranaense não quis comentar as acusações de Campos.

As punições foram uma constante nesta etapa. Neca Bueno, que levou 20 segundos de penalização por excesso de velocidade nos boxes, entrou com uma reclamação contra Kau Machado, que o teria tocado durante a corrida. Os comissários técnicos da CBA deferiram o pedido e puniram Machado em 20 segundos. Com isto, ele caiu da 4ª para a 9ª posição.

Outro piloto punido, mas neste caso em dinheiro, foi Nelson Bazzo. Depois da bandeirada, ele deu uma "carona" para sua companheira de equipe, Maria Christina Moreira, que estava com o motor de sua S10 quebrado desde a metade da corrida. Como a atitude é proibida, o gaúcho teve que pagar uma multa de R$ 2 mil.

Milton Vianna, que perdeu a 4ª posição para Alessandro da Cas na última volta, reclamou do rendimento de sua Chevrolet S10. "A suspensão não estava boa e o motor perdeu um pouco de potência, mas o 5º lugar na pista foi um resultado satisfatório", destaca o piloto, que, com a desclassificação de Machado, ficou com o 5º lugar. O pernambucano Carlos "Cangaceiro" Teixeira terminou na 6ª posição, seguido por Luiz Reis e Léo Parisotto.

João Campos também é desclassificado

Um erro de interpretação do regulamento pode ser a causa de uma irregularidade na suspensão da Ford Ranger do piloto João Campos, que foi desclassificado. Esta é a 3ª vez que o gaúcho é desclassificado por irregularidades técnicas na Pick-up Racing.

Um recurso impetrado pelo maior rival de Campos, Emerson Duda, foi deferido pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo. Segundo o laudo, a Ranger do líder de Campeonato estava com a mola dentro do amortecedor, que, segundo o regulamento da categoria, é proibido. Como Duda entrou com o recurso, a Ford Ranger do paranaense também está sendo averiguada. Agora, a vantagem de Campos em relação a ele diminuiu para 8 pontos. O chefe de equipe do gaúcho, Jorge Maino, já confirmou que entrará com um recurso na CBA, para anular a decisão dos comissários.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
Emerson Duda (PR) Ranger
Nelson Bazzo (RS) S10
João Campos (RS) Ranger
Alessandro Da Cas (RJ) S10
Milton Vianna (PR) S10
Carlos “Cangaceiro” Teixeira (PE) Ranger
Luiz Cláudio Reis (SC) Ranger
Leo Parisotto (SC) Ranger
Kau Machado (PR) Ranger
10º
Neca Bueno (PR) Ranger
Melhor volta: João Campos (1min28s825)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 75
Emerson Duda (PR) Ranger 67
Nelson Bazzo (RS) S10 55
Alessandro Da Cas (RJ) S10 34
Toninho Espolador (PR) Ranger 23
Kau Machado (PR) Ranger 20
Edson Thomé dos Santos (SP) Dakota 22
Neca Bueno (PR) Ranger 22
Flávio Marcílio (SP) Dakota 16
Luiz Cláudio Reis (SC) Ranger 13

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial