Pick-up Racing -

2ª etapa: Brasília (DF)
Vitória de Emerson Duda

Reportagem: Claudio Stringari / Lorena Nogaroli
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Depois de largar em 6º, o paranaense consegue a vitória e assume a 2ª colocação no campeonato.

Nem João Campos, nem Nelson Bazzo. Foi a vez do paranaense Emerson Duda vencer a etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, que realizou o Grande Prêmio CEBGAS no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

A superioridade dos modelos S10 não se confirmou na segunda prova do campeonato, mas o equilíbrio entre a pick-up da Chevrolet, a Dodge Dakota e a Ford Ranger foi constante. O estreante Cláudio Ricci terminou em 2º com a S10 número 50, seguido por Kau Machado, João Campos, que permanece na liderança da Copa Petrobras Pick-up Racing, e Nelson Bazzo. Aliás, Bazzo só conseguiu se manter à frente nas 5 primeiras voltas. Falhas no motor fizeram o gaúcho perder posições e terminar em 5º. Com o resultado, ele cai para a 4ª posição na tabela. Porém, a diferença entre ele e o líder é de apenas 7 pontos. Depois da etapa de Brasília, Campos soma 30 pontos, Emerson Duda é o vice-líder, com 26, Kau Machado o 3º, com 24, Nelson Bazzo o 4º, com 23, e Cláudio Ricci já ocupa a 5ª posição, com 15 pontos..

Logo na largada, o 3º colocado Eduardo Heinen ultrapassou João Campos e assumiu a 2ª posição. Outro que largou bem foi Marcel Wolfart, que saltou da 9ª para a 5ª colocação. Mas um acidente envolvendo as pick-ups de Fausto Camacho, Franco Stédile e Flávio Marcílio ocasionou a entrada do "pace pick-up". Na relargada, Heinen rodou no final da reta e na volta para a pista quase acertou a lateral das pick-ups de João Campos e Cláudio Ricci, que já estava na 4ª colocação. Emerson Duda, que vinha ganhando posições, encostou em Campos logo depois do gaúcho tricampeão da categoria ter sido ultrapassado por Ricci, na briga pela vice-liderança. Enquanto isso, Nelson Bazzo seguia firme na frente. Aos poucos, Ricci e Duda se aproximaram, partiram para o "bote" e assumiram a ponta, com o paranaense na frente. A briga no pelotão intermediário estava tão intensa que, numa tentativa de ultrapassagem, Abramo Mazzochi, Marcel Wolfart e Kau Machado bateram. Mazzochi levou a pior e teve que abandonar a prova.

No pit stop para a liberação do segundo cilindro de gás natural veicular, Duda manteve a ponta, mas perdeu a vantagem que tinha com a entrada do "pace pick-up". Nas últimas voltas, a corrida ficou ainda mais imprevisível, com Ricci em 2º, Campos em 3º, Bazzo em 4º e Kau em 5º.

Problemas na suspensão atrapalharam João Campos, que terminou a corrida na quarta colocação. "O carro estava saindo muito de frente e não consegui terminar em 3º. O resultado foi ótimo, considerando as condições do carro", lamenta o líder.

O principal oponente de Campos nos dois últimos anos, Emerson Duda, que havia largado em 6º, teve seu momento de glória em Brasília. No alto do pódio, o paranaense conseguiu respirar aliviado, depois de um final de semana difícil. "Trabalhamos muito para acertar o carro para a corrida. Tive uma pick-up muito boa nas mãos e vencer era minha obrigação", comemora Duda.

Mesmo depois do acidente na largada, Flávio Marcílio conseguiu terminar em 6º com a Dodge Dakota número 38. "Tinha um carro muito bom. A carenagem caída e a suspensão torta não me impediram de terminar a prova e quase subir no pódio", destaca o paulista.

Por não cumprir a penalização de drive trough por ter excedido a velocidade permitida nos boxes, Carlos Teixeira foi desclassificado.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
Emerson Duda (PR) Ranger
Cláudio Ricci (RS) S10
Kau Machado (PR) Ranger
João Campos (RS) Ranger
Nelson Bazzo (RS) S10
Flavio Marcílio (SP) Dakota
Eduardo Heinen (RS) S10
Marcel Wolfart (RS) Ranger
Alessandro Da Cas (RJ) S10
10º
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Melhor volta: Emerson Duda (1min13s114)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 30
Emerson Duda (PR) Ranger 26
Kau Machado (PR) Ranger 24
Nelson Bazzo (RS) S10 23
Cláudio Ricci (RS) S10 15
Abramo Mazzochi (RS) Ranger 10
Franco Stedile (RS) S10 8
Eduardo Heinen (RS) S10 8
Flavio Marcílio (SP) Dakota 6
Alessandro Da Cas (RJ) S10 5

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial