9ª
etapa: Jacarepaguá (RJ)
Da Cas vence e João Campos conquista o tetracampeonato
Reportagem:
Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares
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Alessandro
Da Cas vence etapa do Rio, mas o título fica nas mãos do
gaúcho. Emerson Fittipaldi assiste à corrida e se impressiona
com o desempenho das pick-ups.
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Um
campeonato para ficar na história do automobilismo brasileiro.
Com um título decidido na última curva da última etapa da temporada,
disputada neste domingo (12) no Autódromo Internacional Nelson
Piquet, em Jacarepaguá (RJ), a Copa Petrobras Pick-up Racing coroa
um ano de diversas conquistas. A maior delas é a do gaúcho João
Campos, que faturou o tetracampeonato com 1 ponto de vantagem
sobre o vice-campeão, Nelson Bazzo, que foi o 2º colocado na Grande
Prêmio Gerson Marques (criador da categoria, falecido no ano passado).
Campos foi o 3º colocado, numa vitória histórica de Alessandro
Da Cas, que também é gaúcho, mas vive Rio de Janeiro há quase
20 anos. Largando da 3ª colocação, ele fez uma prova perfeita
e superou os outros 17 pilotos que entraram na pista neste domingo.
Kau Machado, que chegou a liderar a prova, foi o 4º colocado e
Marcel Wolfart, que havia largado em 9º, completou o pódio na
5ª posição.
O
bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, fez questão
de comparecer na pista para conhecer a primeira categoria do automobilismo
mundial movida a gás natural veicular (GNV). O ex-piloto, que
comemorou o aniversário de 55 anos no camarote da Petrobras, pilotou
duas pick-ups e ficou com uma ótima impressão do desenvolvimento
do GNV na pista. "O carro é muito bom e o motor tem um desempenho
impressionante. É excelente termos uma categoria multimarcas desse
nível no Brasil", elogia. Outro destaque apontado pelo bicampeão
das 500 Milhas de Indianápolis é o fato do automobilismo continuar
servindo como um laboratório para o desenvolvimento tecnológico.
"Na pista o carro é exposto aos mais severos testes de desempenho
e segurança. E a Copa Petrobras Pick-up Racing é um excelente
exemplo", destaca.
Sobre
a briga pelo título, Fittipaldi, que participou da transmissão
da prova na TV Bandeirantes, comentou que há algum tempo não via
uma competitividade assim. "Os pilotos e a organização estão
de parabéns, porque, se já é difícil fazer automobilismo, realizar
um campeonato tão emocionante e competitivo desse jeito é quase
impossível".
Na
largada do GP Gerson Marques, João Campos se manteve na ponta
e Kau Machado pulou para a 2ª colocação, que era de Gustavo Sucolotti.
Antes de completar a primeira volta, Bazzo, que era o 8º do grid,
já ocupava o 4º lugar. Em seguida, Emerson Duda, que ainda tinha
chances de brigar pelo título, abandonou a prova por causa da
quebra da suspensão da Ranger número 2.
Alessandro
Da Cas já dava mostras que ia brigar pela ponta, já que superou
Sucolotti e Kau antes da 5ª volta, ficando com o 2º lugar. Logo
depois, os boxes foram abertos para a liberação do segundo cilindro
de GNV. Campos foi o primeiro a entrar nos boxes. Depois foi a
vez de Da Cas e Machado, que fez uma boa estratégia e voltou na
1ª posição. Na volta seguinte, o pace pick-up entrou na pista
e reagrupou os carros, com Da Cas na frente, Kau Machado em 2º
e Campos em 3º. Nelson Bazzo, que estava mais de dez segundos
atrás, pôde reavivar as esperanças de título, pois encostou nos
três primeiros. Daí por diante, o que se viu foi emoção pura.
Da Cas abriu vantagem, mas Kau, Campos e Bazzo se alternaram nas
posições até o final. Numa recuperação surpreendente, Bazzo pulou
para a 2ª colocação e tentou se aproximar do líder. Com essa situação,
Campos só perderia o título se chegasse em 4º lugar. E quase isso
aconteceu, pois Machado chegou a colocar o carro lado a lado com
o gaúcho na última curva, mas a experiência de Campos pesou na
hora da decisão. "Eu estava mais rápido e tive que segurar o carro
várias vezes para não bater na traseira do Campos", salienta Kau.
"Realmente foi difícil de segurar. Pensei que não ia resistir
aos ataques, pois meu carro não estava com o melhor acerto", ressalta
o tetracampeão.
Depois
de 9 etapas e descartados os dois piores resultados de cada piloto,
João Campos somou 104 pontos, 1 a mais que Nelson Bazzo. A 3ª
colocação ficou com Emerson Duda, que somou 82 pontos. Foram 5
vitórias da Chevrolet S10 e 4 da Ford Ranger, além de uma pole
e um 2º lugar da Dodge Dakota, o que demonstra o equilíbrio entre
as marcas que disputam a categoria.
Para
Campos, essa foi a temporada mais difícil das quatro já realizadas.
"Estou em êxtase, porque conquistar o tetra nessas condições
é o sonho de todo piloto", comemora. Por outro lado, Bazzo
ficou decepcionado com o vice-campeonato, já que foi o piloto
mais regular da temporada, pontuando em todas as corridas. "O
título foi decidido nos detalhes. Agora, vamos começar o trabalho
para a próxima temporada, cujo título será ainda mais difícil
de ser conquistado", prevê.
Em
2005 a categoria continuará sendo patrocinada pela Petrobras,
já que tem sido a maior vitrine e o melhor campo de testes para
o gás natural veicular. O calendário será divulgado até o final
de dezembro. A Pick-up Racing conta com o patrocínio da Petrobras
e apoio da CBA, Rodas Binno, Pirelli e MAT Cilindros.
Resultado
(dez primeiros) |
Classificação |
Piloto |
Pick-up |
1º
|
Alessandro
Da Cas (RJ) |
S10 |
2º
|
Nelson
Bazzo (RS) |
S10 |
3º
|
João
Campos (RS) |
Ranger |
4º
|
Kau
Machado (PR) |
Ranger |
5º
|
Marcel
Wolfart (SC) |
Ranger |
6º
|
Eduardo
Heinen (RS) |
S10 |
7º
|
Flávio
Marcílio (SP) |
Dakota |
8º
|
Claudio
Ricci (RS) |
S10 |
9º
|
Marcelo
Siqueira (SP) |
Ranger |
10º
|
Gustavo
Sucolotti (MS) |
S10 |
Melhor
volta:
|
|
Pontuação
no campeonato
(dez primeiros) |
Piloto |
Pick-up |
Pontos |
João
Campos (RS) |
Ranger |
104 |
Nelson
Bazzo (RS) |
S10 |
103 |
Emerson
Duda (PR) |
Ranger |
82 |
Kau
Machado (PR) |
Ranger |
57 |
Alessandro
Da Cas (RJ) |
S10 |
55 |
Gustavo
Sucolotti (MS) |
S10 |
50 |
Eduardo
Heinen (RS) |
S10 |
48 |
Abramo
Mazzochi (RS) |
Ranger |
40 |
Marcel
Wolfart (SC) |
Ranger |
40 |
Flavio
Marcílio (SP) |
Dakota |
34 |
Já
considerados os dois descartes obrigatórios
|
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