Pick-up Racing -

9ª etapa: Jacarepaguá (RJ)
Da Cas vence e João Campos conquista o tetracampeonato

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Alessandro Da Cas vence etapa do Rio, mas o título fica nas mãos do gaúcho. Emerson Fittipaldi assiste à corrida e se impressiona com o desempenho das pick-ups.

Um campeonato para ficar na história do automobilismo brasileiro. Com um título decidido na última curva da última etapa da temporada, disputada neste domingo (12) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá (RJ), a Copa Petrobras Pick-up Racing coroa um ano de diversas conquistas. A maior delas é a do gaúcho João Campos, que faturou o tetracampeonato com 1 ponto de vantagem sobre o vice-campeão, Nelson Bazzo, que foi o 2º colocado na Grande Prêmio Gerson Marques (criador da categoria, falecido no ano passado). Campos foi o 3º colocado, numa vitória histórica de Alessandro Da Cas, que também é gaúcho, mas vive Rio de Janeiro há quase 20 anos. Largando da 3ª colocação, ele fez uma prova perfeita e superou os outros 17 pilotos que entraram na pista neste domingo. Kau Machado, que chegou a liderar a prova, foi o 4º colocado e Marcel Wolfart, que havia largado em 9º, completou o pódio na 5ª posição.

O bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, fez questão de comparecer na pista para conhecer a primeira categoria do automobilismo mundial movida a gás natural veicular (GNV). O ex-piloto, que comemorou o aniversário de 55 anos no camarote da Petrobras, pilotou duas pick-ups e ficou com uma ótima impressão do desenvolvimento do GNV na pista. "O carro é muito bom e o motor tem um desempenho impressionante. É excelente termos uma categoria multimarcas desse nível no Brasil", elogia. Outro destaque apontado pelo bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis é o fato do automobilismo continuar servindo como um laboratório para o desenvolvimento tecnológico. "Na pista o carro é exposto aos mais severos testes de desempenho e segurança. E a Copa Petrobras Pick-up Racing é um excelente exemplo", destaca.

Sobre a briga pelo título, Fittipaldi, que participou da transmissão da prova na TV Bandeirantes, comentou que há algum tempo não via uma competitividade assim. "Os pilotos e a organização estão de parabéns, porque, se já é difícil fazer automobilismo, realizar um campeonato tão emocionante e competitivo desse jeito é quase impossível".

Na largada do GP Gerson Marques, João Campos se manteve na ponta e Kau Machado pulou para a 2ª colocação, que era de Gustavo Sucolotti. Antes de completar a primeira volta, Bazzo, que era o 8º do grid, já ocupava o 4º lugar. Em seguida, Emerson Duda, que ainda tinha chances de brigar pelo título, abandonou a prova por causa da quebra da suspensão da Ranger número 2.

Alessandro Da Cas já dava mostras que ia brigar pela ponta, já que superou Sucolotti e Kau antes da 5ª volta, ficando com o 2º lugar. Logo depois, os boxes foram abertos para a liberação do segundo cilindro de GNV. Campos foi o primeiro a entrar nos boxes. Depois foi a vez de Da Cas e Machado, que fez uma boa estratégia e voltou na 1ª posição. Na volta seguinte, o pace pick-up entrou na pista e reagrupou os carros, com Da Cas na frente, Kau Machado em 2º e Campos em 3º. Nelson Bazzo, que estava mais de dez segundos atrás, pôde reavivar as esperanças de título, pois encostou nos três primeiros. Daí por diante, o que se viu foi emoção pura. Da Cas abriu vantagem, mas Kau, Campos e Bazzo se alternaram nas posições até o final. Numa recuperação surpreendente, Bazzo pulou para a 2ª colocação e tentou se aproximar do líder. Com essa situação, Campos só perderia o título se chegasse em 4º lugar. E quase isso aconteceu, pois Machado chegou a colocar o carro lado a lado com o gaúcho na última curva, mas a experiência de Campos pesou na hora da decisão. "Eu estava mais rápido e tive que segurar o carro várias vezes para não bater na traseira do Campos", salienta Kau. "Realmente foi difícil de segurar. Pensei que não ia resistir aos ataques, pois meu carro não estava com o melhor acerto", ressalta o tetracampeão.

Depois de 9 etapas e descartados os dois piores resultados de cada piloto, João Campos somou 104 pontos, 1 a mais que Nelson Bazzo. A 3ª colocação ficou com Emerson Duda, que somou 82 pontos. Foram 5 vitórias da Chevrolet S10 e 4 da Ford Ranger, além de uma pole e um 2º lugar da Dodge Dakota, o que demonstra o equilíbrio entre as marcas que disputam a categoria.

Para Campos, essa foi a temporada mais difícil das quatro já realizadas. "Estou em êxtase, porque conquistar o tetra nessas condições é o sonho de todo piloto", comemora. Por outro lado, Bazzo ficou decepcionado com o vice-campeonato, já que foi o piloto mais regular da temporada, pontuando em todas as corridas. "O título foi decidido nos detalhes. Agora, vamos começar o trabalho para a próxima temporada, cujo título será ainda mais difícil de ser conquistado", prevê.

Em 2005 a categoria continuará sendo patrocinada pela Petrobras, já que tem sido a maior vitrine e o melhor campo de testes para o gás natural veicular. O calendário será divulgado até o final de dezembro. A Pick-up Racing conta com o patrocínio da Petrobras e apoio da CBA, Rodas Binno, Pirelli e MAT Cilindros.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
Alessandro Da Cas (RJ) S10
Nelson Bazzo (RS) S10
João Campos (RS) Ranger
Kau Machado (PR) Ranger
Marcel Wolfart (SC) Ranger
Eduardo Heinen (RS) S10
Flávio Marcílio (SP) Dakota
Claudio Ricci (RS) S10
Marcelo Siqueira (SP) Ranger
10º
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Melhor volta:
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 104
Nelson Bazzo (RS) S10 103
Emerson Duda (PR) Ranger 82
Kau Machado (PR) Ranger 57
Alessandro Da Cas (RJ) S10 55
Gustavo Sucolotti (MS) S10 50
Eduardo Heinen (RS) S10 48
Abramo Mazzochi (RS) Ranger 40
Marcel Wolfart (SC) Ranger 40
Flavio Marcílio (SP) Dakota 34
Já considerados os dois descartes obrigatórios

Grid de largada

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